29/03/2024 - Edição 540

Vale um Play

A Arte de Respirar – Danny Penman

Publicado em 07/07/2021 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A respiração é o maior bem que você possui. Ela é naturalmente meditativa e está sempre com você. Reflete suas emoções mais intensas e lhe permite tanto suavizá-las quanto direcioná-las. A respiração o ajuda a se sentir inteiro, pleno e no controle ao estabelecê-lo no momento presente, clarear sua mente e libertar seus instintos.

Ganhei esse livro de um amigo nesse período que estou de recesso das atividades e por conseguir um pouco mais de tempo para realizar as atividades do cotidiano, me dei a oportunidade de retomar as atividades de meditação e expansão da consciência.

Percebi que toda a agitação me fez despertar muita ansiedade, mesmo quando o período é propício para o descanso, identifiquei sensações de culpa pelo descanso e ao discutir com amigos, a leitura me foi recomendada e assim, sem muita pretensão comecei a ler e aos poucos fui aderindo a prática e percebendo o quanto a minha respiração estava irregular.

Com tantas cobranças e agitações deixei de valorizar o verdadeiro motivo da respiração. Para identificar, recomendo a leitura.

Aos poucos fui adequando a respiração e com o exercício consegui retomar mais equilíbrio e controle. No livro encontramos informações complementares da respiração que concede a coragem para se aceitar com todas as falhas e imperfeições. Para tratar a si mesmo com a bondade, a empatia e a compaixão de que você realmente precisa. Ela o ajuda a olhar para fora e abraçar o mundo.

Estava tão focado nas atividades, compromissos e prazos que esqueci completamente da minha pessoa. No livro, ainda identificamos uma promessa: Quando tiver dominado a arte de respirar, você enfim estará em paz consigo mesmo e com o mundo.

A ARTE DE RESPIRAR | DR. DANNY PENMAN – YouTube

Com os exercícios eu consigo diminuir a ansiedade e me manter mais no controle, ainda saio muito dos eixos quando me dou o direito do descanso, mas é uma atividade constante que exige dedicação e total presença no agora.

Recomendo muito a leitura e a prática da correta respiração. Um grande abraço e até a semana que vem.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *