24/04/2024 - Edição 540

Vale um Play

Conhecendo mais o universo de Halo

Publicado em 11/06/2021 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Como devem saber, sou um grande fã de Halo, desde a sua origem no Xbox clássico. Assumir o papel do Master Chief com o auxílio da Cortana, revolucionou na minha opinião tudo o que havia do segmento de tiro em primeira pessoa até o momento. Com os novos títulos, mudanças de gerações do console, as aventuras foram se tornando mais complexas e para promover um lançamento, filmes foram criados, alguns em Live Action e outros em animação, assim como jogos extras e livros.

Há pouco tempo fiz a aquisição dos últimos livros que contam a história do mundo de Halo, muito antes do primeiro jogo. Ainda não finalizei a leitura, porém, que história incrível com relação ao Manto da Responsabilidade. É interessante como cada fragmento dos livros, filmes, animações e jogos se complementam para uma narrativa densa e muito bem estruturada. Até os meus 37 anos eu não havia me deparado com tamanha convergência de ideias que se completam em uma aventura da ficção científica.

Halo Infinite é novo título que será lançado ainda esse ano e promete mais intrigas e reviravoltas posterior ao Halo Guardians.

Depois de me aprofundar um pouco sobre cada enredo, dos filmes e histórias, encontrei muitas referências de clássicos da ficção científica, assim como ideias conceituais de obras do passado. Porém, o dilema da existência do homem e seu relacionamento com as máquinas, é algo muito atual e debatido em nosso cotidiano. Por meio de acessórios inteligentes como a Alexa da Amazon e a Cortana do Windows, começamos a adquirir mais empatia pela comunicação com dispositivos eletrônicos, acredita-se que o Jibo, possa ser uma outra extensão dessa empatia.

(6) JIBO: The World's First Social Robot for the Home – YouTube

Ao pesquisar sobre o que escrever nessa coluna, a minha vontade era de comentar sobre Halo, pois voltei a jogar os títulos sequenciais da série começando por Halo Reach e o Noble Team que possui uma história muito dramática e imersiva, várias vezes senti tristeza pelo desfecho de alguns personagens. Em todos os jogos e aventuras complementares, as perdas foram inseridas para registrar que cada indivíduo se torna eterno se existe alguém para se lembrar dele.

Halo Forward Unto Dawn é o filme Live Action que nos auxilia na compreensão dos acontecimentos de Halo 4.

Se desejam conhecer mais desse universo, eu recomendo que conheçam primeiro os livros precursores do jogo, que se aventure nos games e entre cada título, busque conhecer os acontecimentos complementares, para então adquirir todos os pontos de interesse da narrativa, citações e então entender o papel crucial do Master Chief, nesse grande universo chamado Halo.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *