Consultor em Gestão Financeira do Sebrae-MS
Diretor de Redação da Semana Online
Pet: Judy
Dono(a): Marinna
Esta é Judy a ex menina de rua mais amada, inteligente e feliz do mundo. Adotei a Judy em maio de 2012. Quando a vi na feira fiquei impresionada com seu olhar triste.Vim pra casa pensando nela e lembrando dessa cara preta o tempo todo.No dia seguinte a adotei. Hoje ela esta aqui muito feliz. ? a rainha da casa, uma verdadeira miss.
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Quais são os sinais das alergias?
O sinal mais comum das alergias em animais de estimação é a coceira
constante, irritação na face e lambedura ou mordedura das patas e em várias
partes do corpo. Os locais mais comuns dos sinais da alergia são: flanco,
patas, face, ao redor dos olhos, boca, orelhas e áreas próximas à base da
cauda. Em cães, as alergias são frequentemente a causa primária de problemas de
pele persistentes, embora seja importante notar que nem toda a coceira é devido
a alergia. As doenças da tireóide, infecções de pele, pulgas e micoses podem
causar sintomas semelhantes.
Como os cães adquirem alergias?
As alergias têm várias causas, sendo que algumas delas têm origem
genética. Os sinais de alergia nos animais de estimação aparecem após o contato
com determinados alérgenos por vários meses ou até após alguns anos. O típico
animal alérgico inicia os sintomas lambendo ou mascando as patas. Alguns destes
sintomas são tão brandos que nem são percebidos pelo proprietário. Com a
exposição contínua destes alérgenos, o animal irá gradualmente aumentar a
gravidade dos sintomas. Após algum tempo, estes sintomas podem evoluir para uma
coceira persistente em várias partes do corpo chegando a formar feridas que
frequentemente se contaminam.
Quando ocorrem as crises de alergias?
Os sintomas das alergias vão ocorrer sempre que o animal é exposto a uma
concentração elevada de alérgenos aos quais ele é sensível. Os alérgenos mais
comuns, tais como: pó caseiro, ácaros de pó, fungos e leveduras, vão produzir
sinais de alergia durante todo o ano, enquanto que alergias a plantas que
polinizam durante a primavera ou verão irão ocasionar sintomas de alergia
somente durante estas épocas do ano. Alergia a alimentos podem ocorrer a
qualquer época do ano. Para se conseguir um bom diagnóstico das doenças
alérgicas, é necessário uma combinação de fatores tais como: Histórico clínico,
exame clínico, teste alérgico e diagnóstico apropriado das doenças de pele
secundárias que quase sempre estão associadas às alergias.
As alergias podem ser prevenidas?
Desde que a grande maioria das doenças alérgicas é herdada, não existe
nenhuma maneira de preveni-las. Existe um consenso que as alergias podem ser
controladas, mas não prevenidas. O melhor controle é conseguido evitando-se o
contado do animal com os alérgenos a que ele é sensível. Por exemplo: Se seu
cão é alérgico a pulgas, é importante controlar infestações de pulgas. Alguns
alérgenos tais como fungos, bolores, pó, ácaros e pólen são muito difíceis de
se evitar. Sendo assim, é importante encontrar formas alternativas de
tratamento para controlar as alergias.
Como diagnosticar as causas das alergias no meu animal?
Após um exame clínico completo, seu Médico Veterinário irá coletar uma
pequena amostra de sangue de seu animal e irá encaminhar ao Laboratório. A
amostra de sangue será submetida a uma bateria de mais de 80 testes diferentes,
verificando-se a sensibilidade para inúmeros agentes causadores das alérgicas,
tais como: Pólen de árvores, plantas, gramas, ervas, arbustos, pó caseiro,
fungos, bolores e alimentos. Este número de alérgenos testados corresponde a
aproximadamente 90 % das substâncias mais importantes existentes no meio
ambiente, que podem ser causadoras das alergias. Toda esta bateria de testes é
realizada com alérgenos encontrados no Brasil.
Como as alergias são tratadas?
Existem várias maneiras diferentes ou combinações de tratamentos para
controlar os sintomas clínicos das alergias. Medicamentos a base de
corticosteróides de curta ação são geralmente utilizados durante um pequeno
período de tempo para aliviar os sintomas da alergia. Estes mesmos medicamentos
quando utilizados por um tempo prolongado, podem causar sérios efeitos
colaterais para a saúde de seu animal, diminuindo a qualidade e a duração da
própria vida. Corticosteróides de longa ação (depósito) não devem ser
utilizados. Nos animais com sinais severos de alergias, ou quando os sinais
clínicos persistem durante todo o ano, tratamentos específicos das alergias
tais como a Imunoterapia (injeções de alérgenos), devem ser utilizados. Seu
Médico Veterinário irá discutir com você, as várias alternativas de tratamento
baseado nas necessidades de seu animal.
Conferindo, Espedito, você é
dramaturgo, iluminador, ator de teatro, cinema e televisão e, também, diretor
teatral?
Sim, sim, sim, sim. Não por ego, mas por necessidade.
Há alguma coisa na área do
teatro a que você nunca tenha se atrevido a fazer?
Cara, eu nunca fiz teatro infantil. Considero algo muito, muito sério,
porque a criança, no meu entender, é mais difícil de ser iludida. A criança é
muito verdadeira. Tenho receio de lidar com elas, porque nunca estudei a fundo essa
faixa etária, pessoinhas em processo de formação. Se eu informo errado, formo
errado, e também por causa da linguagem, a criança de hoje é muito mais
inteligente que a criança que eu fui e vejo muitos espetáculos ??infantiloides?
por aí, que nada têm de infantis. Em minha infância, meu avô contava causos de
assombração e nenhuma criança dormia por semanas com medo, como isso era bom!
Hoje o mundo real assusta adultos e crianças da mesma forma, tudo misturado.
Gosto do teatro infantil que me faz sentir medo e felicidade ao mesmo tempo, e
isso é raro. Os grupos já criam espetáculos pensando no que o professor vai
falar na escola, o diretor, os pais, daí vejo que pecam porque deixam de contar
belas histórias.
Os números no seu currículo
impressionam. São mais de 60 trabalhos, então?
Correto. Mas eu preciso atualizar esses números. Por exemplo, comerciais
de tevê, eles já somam 50.
E cerca de 40 prêmios?
? verdade. Só o monólogo ??Pobre diabo louco e seu discurso para
moscas? tem uns 20 prêmios. Isso porque fiquei 11 anos fora dos festivais
competitivos, de 2002 a 2012.
Pode-se dizer que ??Pobre
diabo louco e seu discurso para moscas? é um de seus trabalhos mais famosos?
? isso mesmo. Se for contar a história dele, você vai pensar que estou
brincando. Esse trabalho foi resultado de uma sucessão de erros que, no fim,
felizmente, deu certo. Na origem, ele se chamava ??Almas de fraque e black tie?,
tinha outra estrutura, era para ser feito por dois atores, mas... O relativo
sucesso de ??Pobre diabo? se deve ao fato de que é uma peça atemporal, porque o
que escrevi em 1997/1998 não mudou muito de lá para cá, os problemas são
iguais, ou, no mínimo, parecidos. Então, criei essa peça para pagar dívidas do
primeiro espetáculo que encenei com o Grupo Palco em 1996, chamado ??Equilíbrio?.
Depois de um festival em que recebi o prêmio de melhor texto, os atores do
grupo me abandonaram por não acreditarem em meu trabalho. Acho que fui
arrogante, de cara cheguei escrevendo, dirigindo, atuando, criando cenografia,
trilha. Criei então o ??Almas de fraque? e, depois de pronto, a um mês da
estreia, outro ator de Campo Grande que fora convidado sumiu, com todo o
material gráfico prontinho, teatro agendado... Para não começar a fazer teatro
já abandonando o tablado, virou na hora "Pobre diabo" e fui pela
primeira vez para o palco sozinho, digo, eu e Deus e, conforme falei, acabou
dando certo.
E a militância cultural?
Haja história! Eu fui um dos criadores da
??Associação dos Artistas Plásticos de MS?, na época eu pintava com intenções de
me especializar na área, hoje ainda pinto, porém o principal objetivo é para
ajudar no trabalho teatral. Participei ainda do ??Grupo Urucum de Artes
Plásticas?, formado na época por Darwin, Ilton Silva, Anelise Godoy, Jorapimo e
outros, realizando várias exposições em Campo Grande. Durante um tempo fui
chefe da divisão de artes cênicas da Fundação da Cultura de MS, lá fomentei o projeto
??Rua do Teatro?, ao lado do Bar do Zé. Naquela época havia projetos bons como ??Escola
vai ao teatro? ?? que começou com a Cristina Mato Grosso ??, hoje sinto que falta
algo assim, porque não tem uma formação de público para teatro com a
participação do estado para ajudar. Fui vice-presidente da FESMAT- Federação Sul-Mato-Grossense de Teatro
por 8 anos. Hoje sou presidente da AACP - Associação Artística e Cultural Palco
de Artes Cênicas, Esporte, Lazer e Promoção Social. E participei de um monte de coisas, mas
aos poucos precisei ir me afastando. Sempre fui considerado um cara difícil,
difícil só porque levava tudo muito a sério. E ainda levo, né, mas hoje estou
mais focado em meu trabalho. Discutir muito faz mal para o coração, preciso rir
mais. Quando dá, até vou nas reuniões, mas acabo saindo de lá às vezes me
acabando de rir. Como é bom chegar aos 40 anos e perceber o mundo, as pessoas,
escutar e dizer, mas olha que ridículo o pensamento dessa pessoa e eu já fiz a
mesma coisa!!!
Você tocou num aspecto importantíssimo:
formação de público. Pode falar mais um pouco sobre o que pensa a respeito?
Pois é, falta a formação de público para assistir ao teatro. Poxa, tem
uma galera que não sabe o que é teatro, mistura as bolas. Muita gente pensa que
telenovela é teatro, por isso que só vai a algum espetáculo teatral se tiver como
ator um galã de telenovela. ? preciso descobrir o teatro como um espaço mágico.
Teatro não é a cópia de uma tela de tevê, embora a tevê também tenha lá o seu
quê de magia. O que eu vejo em Campo Grande é que a população não sabe nem onde
ficam os teatros. Quando muito conhece um ou outro espaço se os ??espetáculos televisivos?
do grande eixo dão as caras por aqui; só assim mesmo. Muitos grupos daqui,
sinto dizer, por falta de público já perderam a fé no teatro; é triste. Tem que
começar uma política teatral ensinando o básico, mostrar a magia do palco e dos
atores para a molecada. Se as crianças forem inoculadas com o vírus do teatro,
aí nós teremos casa cheia por muito tempo.
De onde veio o gosto pela arte
de atuar?
Dos Trapalhões. Assistia os programas e filmes deles e ficava
fissurado. Dizia: ??Quero pertencer a esse grupo, quero trabalhar com esses
caras!? E eu sonhando que um dia poderia ter um lugarzinho entre eles. E a
turma foi morrendo... Pra mim, o grupo dos Trapalhões era teatro, era a única
referência que eu possuía. Eu não perdia um só programa. Os programas e os filmes,
tudo deles eu adorava. Parece que aquilo tinha cheiro. Bem, aí na escola eu fui
sendo estimulado pelos professores. Em toda oportunidade, me diziam: ??Faz
teatro?. A base ali era a comédia. Eu não perdia oportunidade e sempre fazia o
meu teatrinho. Daí a coisa não parou mais.
? possível se viver de
teatro em MS?
Não. Do jeito que tá, não. ? possível falir. A não ser que você
trabalhe com teatro infantil e consiga vender as peças para as escolas. Tem que
viver em função disso. Tem que ter um esquema bem armado, trabalhar muito tempo
nisso. Mas essa nunca foi minha proposta. Eu quero mais é que o público vá ao
teatro.
A quantas anda a política
artístico-cultural voltada para as artes cênicas em MS?
A classe teatral não é unida. Tentamos montar um sindicato, não rolou.
Propus montar uma cooperativa, mas não rolou também. Tudo com muita confusão.
Aos poucos, estou me afastando desse tipo de agitação política. Falta
enfrentamento, o olho no olho. As pessoas preferem ignorar. Os egos se inflam
com muita facilidade. A base do nosso trabalho com artes cênicas é a
organização, mas parece que os colegas não compreendem. Trabalhamos
desagregados e acabamos ignorados, com isso perdemos. Generalizando, não existe
nem grupo de teatro em Campo Grande, o que existe é um responsável, tipo
faz-tudo, e os demais.
Ser ator tem todo um glamour
em torno, principalmente com o apelo da mídia, que mostra alguns ??atores?
(entre aspas, mesmo) que nunca fizeram um curso de formação na área, mas devido
à exposição em canais de tevê atingem a fama e o sucesso na carreira em poucos
meses, ou até semanas, ou até dias. O que um ator com muito estudo e ralação
pensa disso?
Sabe, Pimenta, o teatro nunca vai dar aquele glamour... Para aparecer e
glamourizar tem que ir pra televisão, mas tem que ter estudo, mesmo na tevê.
Para teatro, é impossível não ter estudo; tevê, nem sempre. Se eu tivesse
nascido bonito (risos), eu seria um galã da telinha. Televisão é Globo, são seus
atores, enfim, tevê é que dá visibilidade. Já arte dramática é carregar caixa,
aprender tudo da carpintaria teatral, porque para ser um bom ator tem que
entender de tudo que tá lá dentro. Ser ator é muito mais do que ser ator. E o
teatro é a arte do ator. Para você ter uma noção, conquistei mais fama fazendo
comercial de televisão do que toda a minha história no teatro.
Aqui na coluna ??Fazendo
Arte?, a gente dá muitas dicas de leitura. Você considera importante a leitura de
livros para a formação do ator?
Leitura, sim, e estar vendo tudo o que acontece na área, estar
conversando com os colegas, estar interagindo. Olhos abertos. Atenção. Ler,
sim, ler nunca é demais. Ler, ler e ler. Já diz o Ziraldo: ??Ler é melhor que
estudar?.
Há outras leituras que são
importantes para a composição de uma personagem e, por fim, para a montagem de
um espetáculo?
Também, porque, nesse caso, é a leitura e a prática. O método que
sempre usei é o da observação. ? a leitura gestual, psicológica, a busca pelos
detalhes, pela alma da personagem... Isso vai se criando com as leituras,
observações e, por fim, com os ensaios. A construção vai sendo feita aos poucos
e envolve uma série de coisas.
Diz-se que dramaturgo é profissão
raríssima. Confirma?
Confirmadíssimo! Dramaturgo bom, por exemplo, escreve muito, porque é
muito procurado pela galera. Por aqui, o que vejo é que o pessoal tenta fazer
seus textos apenas para não pagar direitos autorais. Eu escrevo porque gosto.
Mas só faço texto para ser montado. Se fosse para engavetar, já teria parado de
escrever. Já escrevi e encenei sete textos. Além de mim, na região acredito que
só há mais um dramaturgo nos dias de hoje. Já me pediram texto várias vezes, e
eu repasso, na base do companheirismo e da camaradagem. Houve até um caso de um
grupo boliviano que montou o ??Pobre diabo?. Também já fizeram leituras
dramáticas de textos meus lá em Portugal, num projeto bem bacana, o ??Língua de
Camões?. Pensei em publicar em livro o que escrevi, mas nunca deu certo. Nunca
fiz grana com os textos dos meus trabalhos teatrais.
Como é a sua dramaturgia na
prática?
O texto só fica pronto no palco. Eu escrevo dirigindo. A coisa vai se
fazendo ali, na loucura dos ensaios. A minha dramaturgia se limita a muitas
coisas. Eu sei o que eu posso esperar de um determinado ator, por exemplo, e aí
eu escrevo especificamente pra ele. Ah, e também sei o que posso e o que não
devo expor para a plateia daqui. Outra característica do meu texto é a poesia,
acho que ele tem quase sempre um tom poético. Adoro poesia!
E cinema? Como é a produção
de cinema em MS na sua perspectiva?
Cinema é quesito de contrato pra quem vem de fora. Quem vem de fora pra
filmar aqui por vezes é obrigado a contratar atores de MS. Difícil do pessoal
do ??eixo? entender que há atores aqui, mão de obra sul-mato-grossense... Por vezes,
buscam apenas a cor, o tipo local, mais nada. Um ator, dois atores, o mínimo
possível.
E televisão?
Não há nada pra gente aqui. Tirando os comerciais, nada.
Você é um homem de teatro,
conhece tudo da carpintaria teatral e da atuação. Você se sente mais à vontade
em alguma atividade, ou melhor, tem preferência por alguma delas?
Eu poderia dizer que é a iluminação. Mas eu sempre fiz iluminação para
dança e música. Só uma vez fiz para teatro. Tirando essa vez, eu só faço
iluminação para as minhas peças. Eu amo iluminação. Gostaria de fazer mais,
muito mais. (Henrique Pimenta)
Site oficial de Espedito Di
Montebranco
vacaazul.com.br/espeditomontebranco/
Serviço
Em comemoração aos 20 anos do Grupo Palco (sob responsabilidade de
Espedito Di Montebranco), serão apresentadas as peças abaixo, sempre em duas
sessões, 19h e 21h, no teatro Aracy Balabanian:
Dia 14, quinta-feira ?? ??Socorro, minha casa é uma comédia?
Dia 15, sexta-feira ?? ??Pobre diabo louco e seu discurso para moscas?
Dia 16, sábado ?? ??O escurial?
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