29/03/2024 - Edição 540

Poder

Conselheiro de Trump anuncia encontro com Bolsonaro

Publicado em 23/11/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O conselheiro de segurança nacional do presidente dos Estados Unidos, John Bolton, anunciou que vai viajar para o Rio de Janeiro em 29 de novembro e participar de uma reunião com o presidente eleito Jair Bolsonaro. 

"Ansioso para encontrar o próximo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, no Rio, em 29 de novembro. Compartilhamos muitos interesses bilaterais e trabalharemos juntos para expandir a liberdade e a prosperidade em todo o hemisfério ocidental", escreveu Bolton na sua conta no Twitter.

Ex-embaixador dos EUA nas Nações Unidas durante o governo do presidente George W. Bush, Bolton é um crítico feroz de regimes como o da Venezuela e de Cuba e defende uma abordagem mais dura da Casa Branca em relação ao Irã.

Durante o governo Bush, ele apoiou abertamente a invasão do Iraque. Pelas suas posições duras em temas externos e defesa, Bolton é frequentemente descrito como um "falcão" pela imprensa americana.

Ele assumiu o papel de conselheiro de Trump em abril deste ano. Ele também trabalhou para as administrações dos presidentes Ronald Reagan e George H. Bush no final dos anos 1980 e início dos 1990. Bolton também trabalhou como comentarista na emissora de TV conservadora Fox News.

<blockquote class="twitter-tweet" data-lang="pt"><p lang="en" dir="ltr">Look forward to seeing Brazil’s next President <a href="https://twitter.com/jairbolsonaro?ref_src=twsrc%5Etfw">@JairBolsonaro</a> in Rio on November 29th. We share many bilateral interests and will work closely on expanding freedom and prosperity throughout the Western Hemisphere.</p>&mdash; John Bolton (@AmbJohnBolton) <a href="https://twitter.com/AmbJohnBolton/status/1065313120594186241?ref_src=twsrc%5Etfw">21 de novembro de 2018</a></blockquote>

<script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

Este será o primeiro encontro oficial entre um representante do núcleo do presidente Donald Trump e o futuro chefe de Estado brasileiro. No início de novembro, pouco depois do segundo turno da eleição presidencial, Bolsonaro se encontrou com embaixador americano no Brasil, P. Michael McKinley.

A reunião entre Bolton e Bolsonaro está prevista para ocorrer na véspera da reunião do G20 em Buenos Aires, na Argentina.

O presidente da República, Michel Temer, convidou este mês Bolsonaro a acompanhá-lo na reunião do G20, mas fontes da equipe do futuro chefe de Estado disseram que o presidente eleito não poderá participar por motivos de saúde ainda decorrentes do ataque a faca que ocorreu durante a campanha eleitoral.

O conselheiro de segurança nacional do presidente dos EUA vai aproveitar a viagem a Buenos Aires para visitar o Brasil no dia anterior, em um novo sinal do interesse da Casa Branca em estreitar relações com Bolsonaro.

Trump telefonou para Bolsonaro em 29 de outubro para felicitá-lo pela sua vitória eleitoral, e os dois concordaram em "trabalhar estreitamente" em "assuntos militares, comerciais e tudo o mais", disse o presidente americano no Twitter.

Bolton descreveu Bolsonaro como um "aliado com ideias semelhantes" durante um discurso que fez sobre a América Latina, no início deste mês, em Miami, nos EUA.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *