Semana On

Sexta-Feira 05.mar.2021

Ano IX - Nº 432

Coluna

Quinoa: o ouro que vem dos Andes

Confira uma deliciosa salada baseada nesta iguaria

Postado em 21 de Novembro de 2018 - Vera Chaves

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Com 300 kcal por 100 g, a quinoa inclui todos os aminoácidos essenciais ao organismo e, por ter muita fibra e proteína no grão, confere uma sensação de saciedade e facilita o esvaziamento gástrico, favorecendo a perda de peso. Além disso, é rica em vitaminas do complexo B que, para além de regularem o sistema nervoso e ajudarem na manutenção muscular, têm um papel importante no equilíbrio das flutuações hormonais, muitas vezes responsáveis pela flacidez. Embora não exista uma recomendação exata os nutricionistas sugerem que a quantidade diária não ultrapasse uma colher de sopa ou duas colheres de sobremesa. Deve cozê-la durante pouco tempo. Por ter um sabor praticamente nulo, o ideal é adicioná-la a saladas, leite, iogurtes, sumos naturais ou batidos de fruta ou, uma vez que tem um reduzido teor glicémico, usá-la como substituta da farinha de trigo em bolos, tortas e pães.

Salada Nutritiva

In­gre­di­entes

- 1 xí­cara (chá) de len­tilha seca
- 1/2 xí­cara (chá) de quinoa
- 200g de azei­tonas verdes pi­cadas
- 1 ce­bola pe­quena pi­ca­dinha
- 2 to­mates, sem se­mentes, pi­ca­di­nhos
- 1 xí­cara (chá) de sal­sinha e ce­bo­linha pi­ca­di­nhos
- 1 pi­mentão ver­melho (médio) pi­ca­dinho

Molho

- sal e pi­menta-do-reino a gosto
- suco de 2 li­mões
- muito azeite extra virgem                  

Modo de Pre­paro

Numa pa­nela grande co­loque a len­tilha e água (o su­fi­ci­ente para o co­zi­mento. Deixe co­zi­nhar por uns 10 mi­nutos. Junte a quinoa e deixe por mais 15 mi­nutos. Des­ligue o fogo e es­corra. Re­serve.

Numa ti­gela grande, co­loque a len­tilha e quinoa já co­zidas, es­cor­ridas e frias. Junte o res­tante dos in­gre­di­entes e tem­pere com o molho (que é só mis­turar tudo). Sirva. Essa sa­lada é leve, nu­tri­tiva e de­li­ciosa!

Dicas da Vera

Esta re­ceita vai fazer bo­nito na ceia de Natal e Re­veillon, pois a len­tilha é uti­li­zada nesta data por sim­bo­lizar a far­tura.


Voltar


Comente sobre essa publicação...