26/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Assembleia realizou homenagens no Dia da Consciência Negra

Publicado em 20/11/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Dia Nacional da Consciência Negra, foi comemorado no último dia 20 na Assembleia Legislativa. A data lembra a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes de resistência contra a escravidão.

O deputado estadual Amarildo Cruz (PT), militante da luta contra o racismo em Mato Grosso do Sul, lembrou que o assunto deve ser debatido incansavelmente, a fim de diminuir a discriminação racial que, segundo ele, é velada no Brasil. "É preciso debater essa questão da discriminação racial e sobre as consequências deixadas até hoje na nossa sociedade depois de mais de 300 anos de opressão. O Brasil, que tem mais da metade de sua população composta por pessoas negras, trata o racismo de maneira velada, mas a verdade é que nós vivemos em uma sociedade racista, sim, que trata as pessoas de maneira diferente por causa da cor da sua pele ou por causa do tipo do seu cabelo", destacou.

O deputado lembrou também a importância das políticas afirmativas que visam amenizar o preconceito, citando a política de cotas raciais como exemplo. "As cotas oportunizam o país a se retratar da desigualdade, enquanto for necessário, porque sabemos que não precisa ser para sempre", falou ressaltando a lei de sua autoria que previa, inicialmente, 10% das cotas para negros em concursos públicos no Estado e, mais tarde, ampliada para 20% o número de vagas. "Antes dessa lei, o percentual de negros no serviço público em Mato Grosso do Sul era de apenas 2%. Hoje, o percentual saltou para 11%", comemorou.

Além da lei de cotas, Amarildo Cruz é autor da lei nº 5.206/2018, que instituiu o Dia do Orgulho Crespo no calendário cívico e cultural do Estado e da Lei 5.216/2018, que criou o Cadastro Estadual dos Condenados por Racismo ou Injúria.

Comenda Zumbi dos Palmares

Personalidades reconhecidas pela luta de combate ao racismo e pela promoção da igualdade racial em Mato Grosso do Sul foram homenageadas pelos deputados estaduais com a Comenda Zumbi dos Palmares.

"Ao longo dos anos, com muita luta e engajamento, alcançamos algumas conquistas importantes. No entanto, sabemos que há ainda um longo caminho a ser percorrido para que o racismo e o preconceito sejam eliminados na nossa sociedade. Apesar disso, acredito que o Dia Nacional da Consciência Negra deve ser lembrado e a comenda Zumbi dos Palmares é uma maneira de fazer isso, de homenagear àqueles que, diariamente, militam para que o racismo seja combatido não só em Mato Grosso do Sul, mas em todo o Brasil", disse Amarildo Cruz. 

Dia Nacional da Consciência Negra 

O Dia da Consciência Negra foi criado em 2003, quando foi incluída no calendário escolar até ser, oficialmente, instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519/ 2011.  A data, 20 de novembro, é celebrada em todo o Brasil como forma de lembrar a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos da resistência negra à escravidão.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *