19/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Empossado, Grupo Gestor da Lagoa Itatiaia já começou a trabalhar

Publicado em 20/11/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Tomou posse no último dia 20 o Grupo Gestor da Lagoa Itatiaia (Parque Doutor Anísio de Barros). Composto por 18 representantes da comunidade, a função do grupo é pensar políticas públicas de ações e ocupação para a lagoa.

Além de moradores, o grupo gestor também tem representação e segmentos com interesses diversos como cultural/esportivo na lagoa e também representantes da Câmara Municipal, Semadur, Planurb e Funesp, Polícia Municipal . O Grupo Gestor já fez várias reuniões para definir as urgências, demandas de médio e longo prazo. Uma delas foi contratação de empresa para fazer avaliação da qualidade da água da Lagoa Itatiaia. O resultado deve sair em 15 dias.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Eduardo Romero (Rede) destacou que o grupo gestor agora nomeado tem responsabilidades de pensar o coletivo, o que é melhor para a região, apresentar sugestões para o bom funcionamento da Lagoa. O parlamentar destacou que o poder público não consegue estar ao mesmo tempo em todos os lugares e são os moradores os agentes que sabem o que precisa e é bom para cada bairro, sem a necessidade de se intitularem donos, mas como colaboradores do convívio.

Eduardo Romero pontuou com o prefeito Marquinhos Trad que a lagoa e seu entorno tem peculiaridades como, por exemplo, o tipo de revestimento das ruas não é o mesmo asfalto aplicado em outros bairros. O ideal é que tenha uma calçamento que permita absorção da água da chuva. Além disso, o parlamentar que é relator do Orçamento Municipal Para 2019, solicitou um olhar para outras necessidade estruturais da localidade.

Pesca

Uma das discussões que envolvem a Lagoa Itatiaia é a proibição ou não da pesca que, inclusive, já foi lei aprovada na Câmara, mas vetada pelo executivo. O prefeito Marquinhos Trad disse que pela vontade pessoal dele a pesca já estaria proibida há tempos, mas esta decisão tem que partir da comunidade, obedecendo às leis.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *