Semana On

Quinta-Feira 14.nov.2019

Ano VIII - Nº 371

Legislativo

Grupo gestor da Lagoa Itatiaia começa ser formado

Local precisa ser ocupado com boas práticas como as atividades de esporte e cultura

Postado em 16 de Outubro de 2018 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Reunião entre moradores, poder público e instituições, no Ministério Público Estadual (MPE), deu os primeiros rumos para instituição de um grupo gestor da Lagoa Itatiaia, em Campo Grande. O encontro foi mediado pelo vereador Eduardo Romero (Rede).

Em maio deste ano a prefeitura publicou o decreto 1520 dividindo responsabilidades entre a Funesp e a Sectur em relação aos espaços públicos de Campo Grande como, por exemplo, praças. A Lagoa Itatiaia ficou como atribuição da Funesp.

Sabendo do histórico de envolvimento do mandato do vereador Eduardo Romero com a Lagoa Itatiaia, o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, propôs parceria para iniciar o trabalho de envolvimento com moradores, comerciantes e instituições. Romero fez a mobilização e mediou encontro na sede do prédio das Promotorias, na Rua da Paz, na Promotoria de Meio Ambiente, com participação da promotora de Justiça Andreia Peres.

Eduardo Romero explica que desde o início de seu primeiro mandato, em 2013, várias pessoas que moram ou trabalham no entorno da Lagoa Itatiaia procuram pedindo intervenção em relação ao uso da lagoa, bem como ideias para solução de vários problemas. Este ano foi sancionada uma lei de autoria do vereador sobre a criação de um programa de conservação ambiental e também para levantar dados científicos sobre fauna e flora. “Quando os espaços públicos são ocupados com boas práticas muitos problemas minimizados e até acabam e é isto que há anos queremos fazer na Lagoa Itatiaia”, destaca.

Durante a reunião ficou evidente que vários setores têm preocupação sobre uso e conservação da Lagoa Itatiaia, mas também é consenso que o local precisa ser ocupado com boas práticas como as atividades de esporte e cultura.

A diretora-presidente do Planurb, Berenice Jacob Domingues destacou que quando a Lagoa Itatiaia foi planejada objetivo era apenas de contemplação, mas a cidade vive um novo momento aí surgir novas demandas e possibilidades para o local, porém com a necessidade de planejamento.

Composição do Grupo Gestor

Câmara Municipal de Campo Grande, Funesp, Associação de Moradores do Tiradentes, Grupo de Escoteiros Lobo Guará, Amigos da Lagoa, Planurb, Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul, Sisep, Segov, Sectur, Federação de Canoagem de MS, Semadur, Associação Pantaneira de Stand Up Paddle, Guarda Municipal e moradores do entorno da Lagoa Itatiaia.


Voltar


Comente sobre essa publicação...