28/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Ideb: MS melhora qualidade do aprendizado de alunos

Publicado em 04/09/2018 12:00 -

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A qualidade do aprendizado dos alunos das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul (REE) melhorou em 2017. Isso é o que revelam os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador sobre a qualidade do ensino no Brasil.

Os dados foram divulgados no último dia 3. As escolas da rede pública estadual avançaram em todas as etapas da educação: anos iniciais do Ensino Fundamental (4ª série e 5° ano), anos finais do Ensino Fundamental (8ª série e 9° ano) e Ensino Médio (3° ano).

O avanço das notas foi um dos compromissos assumidos em 2014 pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que é candidato à reeleição pelo PSDB. “Melhoramos os indicadores do aprendizado dos nossos alunos com investimentos”, afirma Reinaldo. 

“Valorizamos os professores, pagamos o melhor salário do Brasil, fizemos formação continuada do magistério e melhoramos as estruturas das nossas escolas. Tudo isso para que o aluno tenha tranquilidade e projeto curricular que melhore o conhecimento”, completa.

Notas

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental a nota da Rede Estadual de Ensino (REE) foi 5,6 em 2017 – acima da meta estipulada pelo Ministério da Educação (MEC), que era de 4,9. Na última avaliação, em 2015, a média da 4ª série e do 5º ano do Estado foi de 5,4.

Nos anos finais do Ensino Fundamental a nota obtida este ano foi de 4,6 – também acima da meta estabelecida pelo MEC, que era de 4,4. Em 2015, a nota média do Ideb da 8ª série e do 9° ano das escolas estaduais foi avaliada em 4,1.

A nota do Ensino Médio (3° ano) também melhorou, mesmo ficando abaixo da meta definida pelo Governo. Subiu de 3,5 em 2015 para 3,6 em 2017. A meta era de 4,2. O Ideb é divulgado a cada dois anos em âmbito nacional, para cada escola, rede, município e estado.

Ideb

O Ideb é o indicador geral da educação nas redes pública e privada. Para chegar à nota, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada para crianças e jovens das séries avaliadas.


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