27/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Frente Parlamentar organiza evento para fortalecer ações ambientais nos municípios de Mata Atlântica

Publicado em 22/08/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Na próxima segunda-feira, 27, a partir das 14h, será apresentado projeto que visa orientar e dar suporte técnico para fortalecimento e criação de Conselhos Municipais de Meio Ambiente, especialmente nos municípios remanescentes de Mata Atlântica. O encontro será no plenarinho da Assembleia Legislativa e é aberto ao público.

Em nível nacional está em desenvolvimento o projeto 'Fortalecendo os Conselhos Municipais de Meio Ambiente por meio dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica', nos 17 estados brasileiros com Mata Atlântica. No Mato Grosso do Sul a região de Bonito tem parte deste bioma florestal.

No Mato Grosso do Sul o evento será conduzido pela Frente Parlamentar Ambientalista, composta por vereadores e deputados, pela Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) e pela ONU – Meio Ambiente.

O foco é apresentar o trabalho que a ANAMMA está desenvolvendo em todo País e que agora chega ao Estado, bem como fazer um panorama de como os municípios por meio de conselhos municipais de meio ambiente podem traçar políticas de preservação ambiental e, posteriormente, fortalecer setores como o de turismo. Além disso, durante a agenda da próxima segunda-feira será possível orientações de como implantar e quais as atribuições dos conselhos municipais de meio ambiente, que no MS embora 79 municípios nem 10% deles tem conselho implantado.

Eduardo Romero, vereador por Campo Grande e coordenador nacional da Frente Parlamentar de Vereadores Ambientalistas, destaca que durante o lançamento do projeto no evento de segunda-feira, será demonstrado o esboço do Projeto Implementação da lei da mata atlântica, que tem por objetivo discutir a integração de esforços para definição de novas ações estratégicas conjuntas, para que municípios possam se organizar para elaboração, implementação e monitoramento das ações do plano Municipal de Mata Atlântica (PMMA).

 

Foram convidados para participar do lançamento do projeto o Ministério Público Estadual, Ibama, Imasul, Assomasul, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Semadur, entre outros.

ANAMMA

Única organização que congrega em sua composição, representantes de órgãos municipais de meio ambiente de todo o Brasil, e conta ainda com importantes convidados colaboradores como a Fundação SOS Mata Atlântica, que há mais de 30 anos se dedica à conservação, restauração e uso sustentável do bioma que lhe dá nome.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *