29/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Bancos de Leite Humano precisam de doações para atenderem bebês prematuros

Publicado em 21/08/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Dos quatro Bancos de Leite Humano em Campo Grande nenhum apresenta atualmente estoque de leite suficiente para atender todos os bebês prematuros internados. A realidade dos bancos é de constante alerta, já que a quantidade de leite doada é sempre menor do que o esperado. Assim, os bancos precisam priorizar os bebês, e só recebem o leite materno aqueles que estão em estado mais grave e que exigem mais cuidados médicos. Os prematuros com melhor peso e que já estão mais resistentes recebem a fórmula em pó.

O Hospital Regional de Campo Grande, onde está um dos bancos da Capital, recebeu no mês de julho apenas 50 litros de leite, valor bem abaixo dos 200 litros que seriam satisfatórios para atender os 35 leitos neonatais e mais três leitos no CTI Pediátrico. Mas, apesar da coleta mínima em julho, o hospital costuma receber em doação, pelo menos, 120 litros mensais.

Na Maternidade Cândido Mariano a situação não é diferente. Dos quatro litros limitados usados diariamente, apenas dois estão disponíveis no banco, nesta segunda-feira (20.8). Diante desse cenário crítico, que acomete também nos outros Bancos de Leite Humano, a doação passa a ser um apelo às mães que podem ajudar.

Doação

Para doar é preciso se cadastrar antecipadamente. O cadastro é feito por uma equipe do Banco que vai até a residência da doadora, onde ensina os cuidados com a coleta e confere os exames pré-natais. Se por algum motivo a mãe não tiver os exames em mãos, ela será submetida a testes rápidos que podem diagnosticar determinadas doenças.

Para agendar o cadastro é preciso entrar em contato com os Bancos de Leite do Estado, em horário comercial. 

Depois de coletar o leite, a doadora escolhe se o material será recolhido na própria residência, por uma equipe especializada, ou se ele será levado até a unidade onde a mãe está cadastrada. Se a opção for fazer a entrega em uma unidade de coleta, é preciso respeitar o protocolo de segurança que exige que o leite seja transportado em uma térmica para que não descongele.

Em geral, os Bancos de Leite Humano recolhem o material no período da manhã, atendendo todas as regiões da cidade.

Higienização

Depois do cadastro feito, os próximos passos serão os cuidados com a higienização do recipiente usado para a coleta do leite. O frasco deve ter tampa de plástico, não pode ter cheiro, precisa ser higienizado e fervido por 15 minutos, precisa secar naturalmente emborcado em um pano limpo, além de outras recomendações como: a forma de coleta e o armazenamento do leite para o congelamento que são repassadas durante a visita da equipe na residência.

Importante

Mato Grosso do Sul possui cinco Bancos de Leite Humano

Campo Grande

– Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian

Avenida Senador Filinto Muller, 355 Cidade Universitária, Vila Ipiranga
Telefone: (67) 3345-3027

– Banco de Leite Humano do Hospital Regional Rosa Pedrossian

Avenida Engenheiro Luthero Lopes, 36 Bairro Aero Rancho V
Telefone: (67) 3378-2715

– Banco de Leite Humano da Santa Casa de Campo Grande

Rua Eduardo Santos Pereira, 88 Centro
Telefone: (67) 3322-4174

– Banco de Leite Humano da Maternidade Cândido Mariano

Rua Marechal Candido Mariano Rondon, 2.644 Centro
Telefone: (67) 3041-4735

Dourados

– Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados

Rua João Rosa Góes, 1.761 Vila Progresso
Telefone: (67) 3410-3002


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *