25/04/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Sesc Cultura recebe mostra Palavras Compartilhadas, de Rosana Ricalde

Publicado em 07/08/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Até o dia 29 de setembro o Sesc Cultura recebe, por meio do projeto ArteSesc, a exposição “Palavras Compartilhadas”, de Rosana Ricalde (RJ).

A artista plástica niteroiense se destaca no cenário contemporâneo com suas criações a partir das palavras. A exposição “Palavras Compartilhadas” apresenta três momentos relacionais entre a escrita e três motivos: imagem, paisagem e construção textual. Reunidos sob as séries intituladas Contrapoemas, Auto-Retratos, Provérbios, O tempo muda tudo, Mar Egeu/Mar Vermelho, Globo e os Manifestos, somando 22 trabalhos, com inspiração em textos de livros.

A reconstrução das palavras trafega de forma literária para a forma visual. Ao apropriar-se de textos teóricos ou poéticos, a artista apresenta uma nova leitura da linguagem, remetendo-nos ao poder da palavra ao longo dos tempos – por conseguinte, seus trabalhos evocam geografias, histórias, filosofias. O percurso da artista, repleto de processos particulares e universais, é também ligado às vanguardas da arte conceitual, aos movimentos artísticos do século 20, como o Dadaísmo, a poesia concreta, o surrealismo, em uma flagrante confluência de elementos contemporâneos.

Rosana utiliza-se para escrever de materiais considerados obsoletos, como a fita rotuladora, e cria com estes meios uma visualidade, onde o processo de fazer é primordial à obra, assim como a escolha minuciosa dos objetos com que vai trabalhar.

Sobre a artista

Rosana Ricalde vive e trabalha em Rio das Ostras e Rio de Janeiro. Bacharel em Gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, expõe regularmente desde 2000. Participa em importantes exposições coletivas no Brasil e exterior como:  The Storytellers: Narratives in International Contemporary Art – Stenersen Museum – Oslo – Noruega, 2012; Contested Territories – Dorsky Gallery – Long Island City – NY, 2012; 100 Obras, 10 Anos: Uma Selecção da Colecção da Fundação PLMJ – Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva – Lisboa – Portugal, 2012. A sua obra está representada em diversas coleções institucionais: Coleção SESC Nacional; Coleção Gilberto Chateaubriand, MAM, Rio de Janeiro; Coleção Banco Itaú, São Paulo; Coleção Patrícia Phelps Cisneiros.

Serviço

A visitação estará aberta de terça a sábado, das 10h às 20 horas, e haverá visitações com audiodescrição e libras, nos dias 15 de agosto às 17h30 e no dia 20 de setembro, às 18h30. O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *