Semana On

Quarta-Feira 21.nov.2018

Ano VII - Nº 328

Super Banner na capa e em toda a revista

Auau Miau

A regra para saber a idade do seu cão ou gato é um mito

Os estágios de vida são uma maneira mais prática de pensar sobre a idade do que atribuí-la à regra dos sete anos

Postado em 07 de Agosto de 2018   - Jesse Grady – Galileu

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Quantos anos você acha que meu cachorro tem em anos de cachorro?". Essa é uma pergunta que ouço regularmente. As pessoas adoram antropomorfizar os animais de estimação, atribuindo-lhes características humanas. E a maioria de nós quer estender a vida saudável dos nossos amigos bichos o maior tempo possível.

Pode parecer uma coisa tola de se pensar, nascida do amor dos donos por seus pets de estimação e do vínculo entre pessoas e animais. Mas determinar a idade “real” de um animal de estimação é realmente importante porque ajuda os veterinários, como eu, a recomendar cuidados médicos específicos para os pacientes bichos.

Há um velho mito de que um ano normal vale como sete anos para cães e gatos. Há um pouco de lógica por trás disso. As pessoas observaram que, com a saúde ideal, um cachorro de tamanho médio viveria cerca de um sétimo do tempo do seu tutor humano – e assim nasceram os sete “anos de cão” para cada equação do “ano humano”.

Nem todo cão é "de tamanho médio", embora essa regra de sete anos tenha sido uma maneira de simplificação desde o início. Cachorros e gatos envelhecem de forma diferente, não só das pessoas, mas também uns dos outros, com base em suas características e tamanho da raça. Animais maiores tendem a ter menos tempo de vida do que os menores. Embora os felinos variem pouco em tamanho, o porte e a expectativa de vida canina podem variar muito – pense em um chihuahua e em um dogue alemão.

A expectativa de vida humana mudou ao longo dos anos. E os veterinários agora são capazes de fornecer cuidados médicos muito superiores aos pets de estimação do que poderíamos até uma década atrás. Então, agora, usamos uma metodologia melhor para definir a regra antiga que conta todos os anos do calendário como sete "anos animais".

Com base nas Diretrizes dos Estágios Caninos da Associação Americana de Hospitais Animais, os veterinários dividem os cães em seis categorias: filhote, júnior, adulto, maduro, sênior e geriátrico. Os estágios de vida são uma maneira mais prática de pensar sobre a idade do que atribuí-la a um único número; até mesmo as recomendações de saúde humana são baseadas no estágio de desenvolvimento, em vez de exatamente quantos anos você tem em anos.

A raça e tamanho dos cães é um dos maiores contribuintes para calcular a expectativa de vida, sendo a nutrição e o peso os fatores mais importantes para os cachorros.

Mas isso ainda não responde à questão de quantos anos seu pet tem. Se você está determinado a descobrir se o seu cachorro, por exemplo, estaria se formando no ensino médio ou se preparando para a aposentadoria com base em quantos “anos de cachorro” ele viveu, os estágios da vida podem ajudar. Alinhar marcos de desenvolvimento humano e canino ao longo de uma expectativa de vida média podem fornecer uma comparação aproximada.

De forma semelhante, a Associação Americana de Felino também divide os gatos em seis categorias: gatinho, júnior, jovem, maduro, sênior e geriátrico. Como a maioria dos gatos saudáveis tem aproximadamente o mesmo tamanho, há menos variabilidade em sua idade em cada estágio da vida.

Descobrir o quão velho "Buddy" está em anos de cachorro ou "Fluffy" está em anos de gato permite que um veterinário determine seu estágio de vida. E isso é importante porque sugere quais cuidados de saúde específicos ao estágio da vida o animal pode precisar para prolongar não apenas sua saúde, mas também sua qualidade de vida.

Os médicos já aplicam esse mesmo conceito a exames de saúde específicos para a idade humana. Assim como uma criança não precisa de uma colonoscopia, um filhote não precisa verificar seus níveis de tireóide. Uma mulher adulta provavelmente precisa de uma mamografia regular, assim como um gato adulto precisa de exames anuais de parasitas intestinais. É claro que essas diretrizes são aumentadas com base na avaliação de um médico ou veterinário do paciente humano ou animal.

E como é o caso das pessoas, o estado de saúde geral do seu animal de estimação pode influenciar a sua “idade real” para melhor ou para pior. Então, da próxima vez que você levar seu animal de estimação ao veterinário, fale sobre o estágio de vida do seu animal e descubra quais recomendações de saúde vêm com ele. Cuidar de anormalidades na saúde e manter um peso saudável podem ajudar seu gato a viver muito além da “juventude” literal de sua vida.

Estágio da vida canina (cães de porte médio)
Filhote - 0 a 0,5 ano
Júnior - 0,5 a 0,75 ano
Adulto - 0,75 a 6,5 anos
Maduro - 6,5 a 9,75 anos
Sênior - 9,75 a 13 anos
Geriátrico - Mais de 13 anos

A idade dos gatos e dos humanos
1 ano (felino) - 15 anos (humano)
2 anos - 21 anos
3 anos - 28 anos 
4 anos - 32 anos
5 anos - 36 anos
6 anos - 40 anos
7 anos - 44 anos
8 anos - 48 anos
9 anos - 52 anos
10 anos - 56 anos
11 anos - 60 anos
12 anos - 64 anos
13 anos - 68 anos
14 anos - 72 anos
15 anos - 76 anos
16 anos - 80 anos
17 anos - 84 anos
18 anos - 88 anos
19 anos - 92 anos
20 anos - 96 anos
21 anos - 100 anos
22 anos - 104 anos
23 anos - 108 anos
24 anos - 112 anos
25 anos - 116 anos


Voltar


Comente sobre essa publicação...