19/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Capital comemorará seus 119 anos em agosto com extensa programação

Publicado em 01/08/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura de Campo Grande lançou a programação especial em comemoração ao Aniversário de 119 anos de Campo Grande. Os eventos, que acontecem de 1º a 31 de agosto, reunirão mais de 200 atividades que vão levar desde serviços à população, como palestras, apresentação teatral, capacitação, até inauguração e início de obras.

São 23 eventos de inauguração, reforma e revitalizações. Durante todo esse mês de agosto, um dia sim e outro não, a prefeitura fará a entrega de uma obra. Somente na saúde serão dez atividades com entrega de UBSF’s e o lançamento da Primeira Clínica da Família.

Na área do desenvolvimento econômico serão 14 atividades diversas com lançamento de novas indústrias que apostaram em Campo Grande para se desenvolverem e aqui prosperar. Na tecnologia serão nove novos projetos que vão garantir maior transparência, agilidade e autonomia para a máquina pública.

O servidor público municipal também será destaque nessa edição do aniversário da cidade, com dez eventos durante o mês de agosto, todos voltados para a melhoria da qualidade de vida e valorização desses profissionais e colaboradores.

Ao lado da primeira-dama Tatiana Trad, da vice-prefeita Adriane Lopes e de seu secretariado, o chefe do Executivo Municipal destacou a dedicação de toda a sua equipe e das parcerias públicas e privadas que permitiram a execução de projetos importantes para a cidade.

“Vamos entregar mais de 20 obras já executadas e prontas para os campo-grandenses, nas mais diversas áreas como a saúde, educação, lazer e desporto, mobilidade e segurança pública. Tudo isso é fruto da aplicação do imposto de cada cidadão e do trabalho e dedicação de uma equipe técnica competente e de diversas mãos que somaram conosco para que conseguíssemos dar andamento a obras paradas há anos e que agora serão entregues, além de lançar novos e importantes projetos para a nossa cidade. Ninguém faz nada sozinho e, graças ao apoio e às parcerias estamos conseguindo colocar a nossa Capital novamente nos trilhos do desenvolvimento”, enfatizou Marquinhos Trad.

Presente ao evento, o governador Reinaldo Azambuja fez coro às palavras do prefeito e enalteceu o momento de harmonia dos poderes na busca de melhores condições de vida para a população. “Essa harmonia e o planejamento de toda uma equipe séria e comprometida da atual gestão são os pilares de qualquer processo democrático. Hoje, só é possível fazer esse trabalho quem tem coragem para tomar atitudes e o prefeito tem feito isso desde o início. Houve um amadurecimento e diálogo profundo dos poderes e, agora, olhando esse portfólio de eventos e obras, a gente percebe o quanto foi importante a condução do prefeito nesse processo de construção de uma equipe que soube conversar, depois pacificar o momento – apesar das crises política e econômica, para então colhermos essas melhorias”, enalteceu o chefe do Executivo Estadual.

Em nome da Câmara Municipal, o presidente da entidade, vereador João Rocha lembrou que Campo Grande vive hoje um momento singular na política. “Os vereadores estão de mãos dadas com a prefeitura para aprovar medidas que estão garantindo o avanço de Campo Grande e, juntos, estamos recuperando a musculatura da responsabilidade para tratar da coisa pública. A população começa a sentir que os seus governantes estão verdadeiramente trabalhando para resgatar a credibilidade e cumprir com tudo aquilo que se comprometeram quando foram eleitos para representá-la”.

Calendário de agosto

Todas as secretarias e autarquias públicas municipais estão envolvidas nesta programação, que começa com a assinatura de autorização de abertura do processo licitatório da reforma e adequação do Ginásio Avenlino dos Reis, o Guanandizão. O mesmo evento servirá para a sanção da Lei que estabelece o Sistema Campo-grandense de Esporte e Lazer.

Ainda na área do esporte, a prefeitura vai inaugurar mais dois núcleos do projeto Escola Pública de Futebol, nos bairros Jockey Clube e Maria Aparecida Pedrossian.

Criado em 1930 para ser o Estádio de Futebol Belmar Fidalgo, um dos espaços de esporte e lazer mais frequentados pela população, que se transformou em uma praça no ano de 1987, foi reformado e revitalizado. A reinauguração está marcada para o dia 2 de agosto, com melhorias que vão desde a iluminação, banheiros, quadras e paisagismo.

Mas não para por aí, já que também neste mês de aniversário da Capital sul-mato-grossense a Stock Car estará de volta a Campo Grande e vai colocar o Autódromo novamente no cenário de grandes eventos esportivos do País.

O projeto Escola Pública de Ballet de Campo Grande, idealizado pela presidente do comitê gestor do FAC, a primeira-dama Tatiana Trad, e realizado por meio de parceria com a Funesp, entregará novos kits de uniformes para as crianças que participam das oficinas. As pequenas bailarinas podem contar com sapatilha, meias, colan e bolsa para guardar os itens.

Outra ação importante para este mês será a assinatura de autorização para abertura do processo licitatório dos complexos aquáticos dos parques Jacques da Luz e Ayrton Sena, cujas piscinas foram interditadas desde 2015, deixando de atender a população com as oficinas de natação e hidroginástica, além de receber as famílias para lazer nos finais de semana.

No dia 14 de agosto, a prefeitura vai entregar a conclusão da obra da rotatória das avenidas Gury Marques e Interlagos. No local, na chamada rotatória da Coca-Cola, estão sendo instalados semáforos que vão regular o trânsito e acabar com os congestionamentos nos horários de pico de tráfego pela manhã e fim da tarde.

Saúde

Na saúde, a prefeitura inaugura obras importantes para a população como as Unidades Básica da Saúde da Família – UBSF dos bairros Azaleia, Vila Cox e do Oliveira.

Outra novidade para a população assistida pela rede pública de Saúde será a ativação da Primeira Clínica da Família, que vai ampliar a rede preventiva e garantir atendimento da equipe multidisciplinar em horário estendido, das 7h às 19h sem intervalo, beneficiando principalmente àqueles que por qualquer razão não conseguem agendar suas consultas para o horário comercial.

Na educação, a inauguração dos novos Ceinfs nos bairros Jardim Centenário e Noroeste vão garantir o acesso de mais de 200 crianças à rede municipal de ensino, em tempo integral. Também haverá a inauguração oficial da Escola Municipal Professora Maria Regina de Vasconcelos Galvão, no Loteamento Varandas do Campo, que por sete anos era aguardada pela comunidade da região, já que a obra foi paralisada em 2011 e só foi retomada e concluída pela atual gestão, garantindo assim 665 novas vagas.

Com 570 metros de extensão, a conclusão da obra da Avenida da Mata será entregue neste mês de agosto. A via garante uma nova ligação entre as avenidas Mato Grosso e Desembargador Leão Neto do Carmo e, com isso, facilitará o acesso a várias repartições do Parque dos Poderes, incluindo a Receita Federal, Fórum Eleitoral, Tribunal de Justiça e macroanel, no trecho em frente do campus da  Uniderp Agrárias.

A Habitação também será contemplada nesta programação, com o sorteio de lotes públicos no Bosque das Araras, que vai beneficiar 54 famílias. Além disso, a atual gestão municipal conseguiu regularizar a documentação dos moradores do Residencial Leon Denizart Conte, que por muitos anos aguardaram a assinatura de seus contratos, o que permite a essas pessoas maior segurança jurídica sobre suas propriedades.

Os ex-moradores da Cidade de Deus, que foram transferidos para o Bom Retiro, vão começar a receber suas casas neste mês que marca a fundação da Cidade Morena. Depois de serem capacitados, os próprios moradores começaram a construir suas moradias, recebendo um salário mínimo e cesta básica da Prefeitura.  As primeiras unidades foram finalizadas e serão entregues neste mês de agosto. O espaço é motivo de comemoração para as famílias, pois representa a concretização do sonho da casa própria.

Com foco no meio ambiente, a Prefeitura de Campo Grande conseguiu garantir neste mesmo ano dois ecopontos, para que a população tenha à disposição locais apropriados para descartar resíduos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis inservíveis, restos de galhos de árvore, resultado da poda de árvores, resíduo do corte de grama e entulhos da construção. Depois de entregar no mês de março a unidade do Panamá, no dia 31 de agosto será a vez do Ecoponto Noroeste. A unidade contará com Local de Entrega Voluntária (LEV) para resíduos recicláveis secos como papéis, vidros e plásticos.

Um dos cartões postais de Campo Grande, a Praça Ary Coelho passou por reforma e revitalização. A entrega das melhorias, que inclui a reativação do chafariz, vai acontecer durante a programação de aniversário. A Praça Pantaneira, que também virou ponto de encontro dos campo-grandenses foi revitalizada e será entregue neste mês de aniversário de Campo Grande.

Para incentivar a agricultura familiar, a prefeitura vai realizar durante o calendário de agosto o I Seminário Municipal da Agricultura Familiar (Semaf). Além disso, ainda no contexto da agricultura familiar, será lançado o projeto “Saladão”, que vai permitir que os ‘hortifrutis’ dos pequenos produtores locais cheguem a todas as regiões da cidade, por meio de um ônibus adaptado para essa finalidade. Um caminhão frigorífico será entregue para fazer o transporte desses produtos.

O evento de lançamento da programação de aniversário de 119 anos de Campo Grande contou com a presença do Pastor Gladson Amorim “Dinho”, lideranças comunitárias e de autoridades.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *