29/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Semadur inicia monitoramento da saúde das árvores no canteiro central da Afonso Pena e Mato Grosso

Publicado em 11/07/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) dando continuidade às ações de manejo nas árvores dos canteiros centrais das Avenidas Afonso Pena e Mato Grosso iniciou os trabalhos de monitoramento e diagnóstico da saúde fitossanitária para assim prevenir e preservar as espécies. Nesta etapa serão utilizados o tomógrafo e o resistógrafo adquiridos pela secretaria.

A partir do diagnóstico obtido, por meio dos laudos de vistorias emitidos pelos agentes fiscais da Semadur, serão iniciados os tratamentos adequados a cada caso. Entre as ações estão, por exemplo, podas, remoção de galhos, controle de pragas e, quando necessário, a realização de dendrocirurgia (técnica que objetiva a recuperação da árvore através da eliminação de tecidos necrosados com a posterior desinfecção através da utilização de fungicidas).

Os trabalhos serão realizados por equipe da Prefeitura acompanhada por técnicos em 43 árvores dos canteiros centrais.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa explica que o objetivo é preservar e proteger as árvores dos principais canteiros centrais da cidade. “Essas árvores além de serem um importante cartão postal e patrimônio cultural, contribuem no clima, para a saúde da população e para a fauna. Iniciaremos com o diagnóstico que por fim será entregue um relatório técnico do estado fitossanitário das espécies. Por isso, a importância desse trabalho, uma vez que são árvores de relevância histórica e que o cidadão campo-grandense tem enorme carinho por elas” enfatizou Costa.

Para quem necessita de informações sobre a correta manutenção das árvores, a Semadur disponibiliza em seu site o Guia de Arborização Urbana, uma forma prática e elucidativa quanto aos corretos procedimentos e técnicas para o planejamento da arborização. O material traz informações sobre a escolha adequada da espécie, forma correta de plantio e manutenção da árvore, além de dicas sobre poda e remoção. Só clicar no link Guia de Arborização Urbana.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *