27/04/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Festival acontece de 10 a 12 de agosto, na Feira Central

Publicado em 11/07/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Associação da Feira Central, Cultural e Turística de Campo Grande (Afecetur) lança o Concurso Cultural do Festival do Sobá. O Festival acontece de 10 a 12 de agosto.

As inscrições encerram no dia 13 de julho de 2018 e podem participar somente estudantes de 3º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino (Reme), matriculados e comprovados. A escola participante deve entregar uma frase, com a temática de valorização do Sobá como símbolo cultural de Campo Grande, que contenha as palavras “Sobá” e “Campo Grande” com intervenção provocada pelo professor em sala de aula. O concurso irá premiar o autor da melhor frase com um notebook.

De acordo com o Regulamento, os participantes poderão se inscrever no concurso somente uma vez e concorrer com apenas uma frase.

Cada escola interessada em participar do concurso deverá orientar seus alunos, segundo os critérios estabelecidos no regulamento, sendo que, das cartas confeccionadas com a frase pelos alunos participantes, apenas uma deverá ser enviada para a comissão, representando a escola.

Dúvidas e informações sobre este concurso poderão ser esclarecidas por meio do e-mail:  O regulamento do concurso poderá ser obtido no website. O resultado, com o vencedor, também será divulgado no site.

Motivação

A administradora da Afecetur, Alvira Appel Soares de Melos destaca a importância do concurso de frases que irá motivar as crianças a terem o conhecimento sobre o Sobá, prato típico de Campo Grande. “Além disso, a intenção é que conheçam o produto que sustenta muitas famílias, gerando emprego e renda, acrescentando a isso, desenvolvimento econômico na cidade e mostrando a origem, pois veio com a imigração japonesa”, explica. Alzira comenta ainda que a criançada deve ser motivada nas escolas para participar do concurso o que irá deixá-los com mais vontade de buscar mais conhecimento do prato típico e da cultura gastronômica de Campo Grande.

O Sobá foi eleito este ano o Prato Típico de Campo Grande em concurso lançado no final do ano passado e encerrou a votação em janeiro deste ano. As outras duas opções foram: arroz carreteiro (com ovo frito e mandioca frita) e espetinho ( com arroz branco, vinagrete e mandioca).

O prato – que é considerado um patrimônio cultural imaterial de Campo Grande – é um ensopado de macarrão, com tiras de omelete, carne, cebolinha e um caldo especial de carne. Encontrado em toda a cidade em várias sobarias, o Sobá é a principal atração da Feira Central, onde um monumento de um grande da iguaria foi construído na Rua 14 de julho, onde fica uma das entradas da Feira.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *