19/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Governador assina acordo de cooperação para facilitar chegada do sinal digital à população

Publicado em 28/06/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Com os prefeitos de Campo Grande e Terenos, respectivamente, Marquinhos Trad e Sebastião Donizete Barraco, o governador Reinaldo Azambuja assinou um acordo de cooperação para auxiliar as pessoas no processo de transição ao Sistema Brasileiro de Televisão Digital, minimizando o impacto do desligamento da transmissão analógica, programado para ocorrer no dia 14 de agosto nos dois municípios.

Conforme a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre, o Governo do Estado está colocando à disposição da Seja Digital os programas sociais que mantém, como Vale Renda, Vale Universidade e Rede Solidária, para que a ONG possa fazer o cadastramento dos beneficiários para que recebam o kit de transição da TV Analógica para digital.

A diretora de Comunicação da entidade Seja Digital, Patrícia Abreu, explicou que o convênio é importante para evitar que alguém fique sem o sinal da TV. “Quando nós temos parcerias como a que foi hoje assinada, traz para gente uma capilaridade muito grande, porque através dos equipamentos das prefeituras e do Governo do Estado conseguimos chegar a todas as camadas sociais”.

Ela ainda disse que algumas cidades da região de Dourados terão o desligamento no sinal analógico no dia 5 de dezembro. Para outros municípios, o prazo vai até o ano de 2023.

Já o prefeito Marquinhos Trad destacou a importância da mudança para o sistema digital. “É mais que um avanço. É uma necessidade porque estamos no nosso País acabando com o sistema analógico e transformando para digital”.

Sobre a Seja Digital

A “Seja Digital” (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.

Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à televisão digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico.

Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até agosto de 2018.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *