Semana On

Domingo 22.jul.2018

Ano VI - Nº 312

Super Banner na capa e em toda a revista

Auau Miau

Gatos também são destros ou canhotos

Estudo aponta que, dependendo do gênero e de qual atividade estão fazendo, os felinos podem usar mais a pata direita ou a esquerda

Postado em 27 de Junho de 2018   - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Assim como nós humanos, os gatos também têm uma preferência na hora de usar os membros direitos ou esquerdos. E, ao que tudo indica, isso está ligado ao seu gênero e ao que eles precisam fazer.

Segundo um estudo da Queen’s University Belfast, no Reino Unido, as gatas preferem usar a pata direita para beliscar uma comida ou arriscar um passo, enquanto os gatos preferem a pata esquerda.

Para a psicóloga e especialista em comportamento animal Deborah Wells, “as descobertas apontam fortemente para diferenças subjacentes na estrutura neural de machos e fêmeas”.

Mão na massa

Enquanto 90% dos seres humanos tendem a ser destros, os gatos não apresentam nenhuma preferência esmagadora por algum dos lados. Neles, isso varia também de acordo com o que estão fazendo.

Segundo o estudo, que observou os gatos em suas próprias casas fazendo suas atividades rotineiras, cerca de 73% deles mostrou preferência por algum dos lados para alcançar a comida, 70% para descer as escadas e 66% para pisar na caixa de areia.

A pesquisa também pode ajudar a entender como eles lidam com o stress. Em entrevista ao The Guardian, Wells conta que gatos canhotos mostram reações ao medo mais fortes e explosões mais agressivas do que os destros. Os pesquisadores, no entanto, não sabem dizer o motivo disso acontecer.


Voltar


Comente sobre essa publicação...