25/04/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Deborah Colker apresenta Cão sem Plumas em Campo Grande

Publicado em 14/06/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Uma das maiores coreógrafas brasileiras, Deborah Colker apresenta aos campo-grandenses neste fim de semana, 16 e 17, respectivamente às 21h e 20h, no Teatro Glauce Rocha, seu novo espetáculo “Cão sem Plumas”.

O espetáculo é baseado no poema homônimo de João Cabral de Melo Neto, publicado em 1950, sobre a pobreza e a seca na região do Rio Capibaribe. À época, o escritor fez um alerta sobre o descaso com o rio que corta boa parte do estado de Pernambuco, como "um cão sem plumas”, “nada sabia da chuva azul”.

Em turnê por várias cidades brasileiras com patrocínio da Petrobras, a capital sul-mato-grossense é uma das contempladas com um espetáculo de 1h10. A produção local é da atriz e diretora Andrea Freire, que já havia feito produções com a equipe que atualmente acompanha Deborah.

Ao som que mistura coco, maracatu e outros ritmos do agreste pernambucano, bailarinos mostram a pobreza da população ribeirinha e a vida no mangue. Em movimentos, eles se transmutaram em caranguejos. A apresentação também assume um papel social, de conscientização sobre o uso dos recursos naturais. Deborah costuma dizer que criou um espetáculo sobre o "inconcebível, o inadmissível", sobre o que não deveria existir, não deveria ser permitido.

Para entender os detalhes, é preciso saber que no palco, a dança se mistura com o cinema. Enquanto o filme, produzido pela coreógrafa e pelo pernambucano Claudio Assis, é projetado no palco, bailarinos parecem se unir as imagens.

Em outros momentos, a impressão é que saem de dentro da tela e vão para o palco. Assim bailarinos se cobrem de lama, numa referência às paisagens que o poema descreve. “Com certeza, será uma experiência criativa e artística única”, descreve Andrea.

Serviço

Os ingressos já estão à venda por R$ 60,00 (meia-entrada) e R$ 120,00 (inteira). Eles podem ser adquiridos na livraria Le Parole e através do site www.ativaingressos.com.br.

A apresentação da Companhia de Dança Deborah Colker será nos dias 16 e 17 de junho, às 21h e 20h, no Teatro Glauce Rocha, que fica no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *