18/04/2024 - Edição 540

Poder

Apoio de Lula pode aumentar chances de candidato, segundo Datafolha

Publicado em 13/06/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Mesmo preso em Curitiba, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém grande poder de influência no processo eleitoral, de acordo com o Datafolha. Segundo o instituto, 30% dos eleitores dizem que votariam com certeza num candidato indicado pelo petista e 17% dizem que talvez o fariam.

Outros 51% afirmam que o apoio do ex-presidente a um candidato os levaria a rejeitar esse nome. O PT diz estar disposto a registrar a candidatura de Lula apesar da prisão e do veto imposto pela Lei da Ficha Limpa às suas pretensões.

O levantamento do Datafolha mostra que a popularidade de Lula seria um ativo valioso para qualquer um. Os dois cotados para substitui-lo, o ex-prefeito Fernando Haddad e o ex-governador Jaques Wagner, têm 1% no Datafolha.

O apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) levaria 65% dos eleitores a rejeitar um candidato. Uma indicação do presidente Michel Temer levaria 92% a não votar em alguém.

Quase um terço dos eleitores diz que Lula deveria apoiar a candidatura de seu ex-ministro Ciro Gomes (PDT) se for impedido pela Justiça de concorrer nas eleições deste ano.

Mas os eleitores lulistas se dispersam quando opinam sobre cenários em que o ex-presidente não aparece como candidato. Segundo o Datafolha, 45% dizem que votariam em branco, anulariam o voto ou não escolheriam ninguém num cenário em que seu substituto fosse Haddad. Marina Silva (Rede) herdaria 17% dos votos lulistas e Ciro, 13%.

A influência de Lula na eleição

Quase metade dos eleitores dizem que votariam num candidato a presidente indicado por Lula, mas o apoio de FHC ou Temer reduziria as chances de qualquer um


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *