Semana On

Sábado 21.set.2019

Ano VIII - Nº 364

Artigo da semana

Sem Liderança o jovem empreendedor é apenas mais um

Para ser um jovem empreendedor de sucesso, não basta abrir o tão sonhado negócio.

Postado em 06 de Junho de 2014 - Dendry Rios

É preciso ter muito mais que uma boa idéia, um bom ponto comercial, uma excelente equipe e um bom capital de giro. É preciso ter liderança. É preciso ter muito mais que uma boa idéia, um bom ponto comercial, uma excelente equipe e um bom capital de giro. É preciso ter liderança.

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Para ser um jovem empreendedor de sucesso, não basta abrir o tão sonhado negócio. É preciso ter muito mais que uma boa idéia, um bom ponto comercial, uma excelente equipe e um bom capital de giro. É preciso ter liderança. Ser ousado. Saber estar à frente da atitude dos outros, e quando digo ‘outros’, quero dizer da concorrência e daqueles que pensam que podem superar sua forma de gerir a empresa, independente do tamanho dela.

Ao iniciar um plano de negócios, o jovem empreendedor encontra pelo caminho diversas fontes de ajuda, como consultores, entidades de classe, apoio familiar, contato com empresários de sucesso, apoio do poder público, todos empenhados em contribuir. Todas as ferramentas possíveis que se possa imaginar podem estar a disposição de qualquer um, porém há um fator determinante para o sucesso de um negócio que não é possível encontrar com facilidade, e mais dificilmente ainda ser copiado.

Estou falando da Liderança, com a letra L maiúscula.

A Liderança está no DNA de cada um e não adianta querer montar ou administrar uma empresa de sucesso sem ela. Atualmente muitos jovens empreendedores com amplo potencial econômico são destaque na mídia, pois muitas vezes, herdaram o negócio da família, ou são coadjuvantes em um modelo de empreendimento criado pelos próprios pais. Bacana! É possível herdar sim uma grande empresa, mas não é possível herdar uma Liderança por completo. Se quiseres ter essa sonhada e eficiente Liderança, é preciso descobri - lá dentro de você. Exercite-a, pratique-a diariamente.

Buscar conhecimento na área da Gestão é importante, mas não se esqueça de investir no seu espírito de Liderança. Claro que dominar todos os pontos administrativos é muito bom e prazeroso, mas tudo isso precisa estar alinhado com alguns detalhes que não podem ser palpáveis e que não podem ser colocados em planilhas, como sua habilidade de negociação, de apresentar seu negócio a um cliente, de ser referência no que você faz.

A Liderança está no DNA de cada um e não adianta querer montar ou administrar uma empresa de sucesso sem ela.

Por isso, convoco os jovens empreendedores e empresários de Mato Grosso do Sul para conhecer um pouco da história de gente que soube fazer a diferença, gente que soube ser líder. Essas pessoas estão liderando as principais entidades de classe, onde periodicamente recebem através das reuniões um seleto grupo de empresários para discutir assuntos do setor empresarial. Se você é jovem e quer descobrir qual o segredo do sucesso dos grandes empresários que temos em nosso Estado, participe de uma entidade de classe. Seja diferente integrando um grupo de líderes que trabalham em prol do seu negócio e de milhares de outros.

Não basta cumprir expediente na sua empresa e esperar que outros possam fazer algo por você. Entendo que você vai dizer que já paga muitos impostos para ter tudo do bom e do melhor, mas isso nunca acontece, não é mesmo? Então não deixe para depois. Vá a busca de network... Vá despertar seu espírito de Liderança. Mostre que você pretende ser o ‘número 1’ naquilo que faz, e se um dia precisar de uma mão-amiga, lembre-se que você está rodeado de oportunidades, mas para isso, será preciso sair de trás do balcão.

E lembre-se. As mudanças de atitude não podem esperar. Seja um verdadeiro Líder. Sei que tenho muito a aprender, mas ser líder vale a pena, ainda mais quando se tem no histórico de trabalho, a presidência de duas das principais entidades jovens empresariais de Mato Grosso do Sul, como eu tive. Liderar a principal entidade jovem empresarial de Campo Grande e a única do Estado me deu força para convocar você jovem. Por isso digo: “Vem com a gente. O movimento jovem empresarial lhe espera de braços abertos. Só depende de você”.

Dendry Rios – Microempresário, comunicador e diretor de cooperativismo da CDL Campo Grande


Voltar


Comente sobre essa publicação...