28/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

O que resta à democracia é torcer para que descrentes e indecisos despertem

Publicado em 08/06/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A pesquisa divulgada nesta semana pelo DataPoder360 apresenta um cenário desalentador para quem imagina que o brasileiro tenha, ainda, um mínimo de confiança da democracia. Jair Bolsonaro (PSL) – o bozo de farda e oclinhos de sol, alegria da direita burra e da meninada –  segue na liderança isolada na corrida pela Presidência da República. Pior, se a eleição fosse hoje, o ex-capitão venceria em todos os cenários projetados de segundo turno, deixando para trás Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB). Ao que parece, Bolsonaro tem apenas um adversário de fato: os votos brancos, nulos e daqueles brasileiros que ainda não sabem com certeza em quem votar. Somadas, estas fatias do eleitorado chegam de 41% a 48% dos votos. Estamos nas mãos dos indecisos e dos descrentes.

Segundo turno

Para investidores ligados ao mercado financeiro, Jair Bolsonaro (PSL) e Ciro Gomes (PDT) disputarão o segundo turno das eleições de 2018. Este foi o cenário apontado por 44,8% dos entrevistados em sondagem realizada nos dias 4 e 5 de junho pela XP Investimentos. Foram ouvidos 204 gestores, economistas e consultores que representam mais de 50% dos recursos do mercado brasileiro. Na opinião de 48% dos investidores, o militar acabaria sagrando-se vencedor na disputa, segundo a opinião de 48%. Os questionamentos da sondagem foram sobre os candidatos que os entrevistados achavam que iam ganhar, e não em quem eles irão votar. Confira a íntegra da sondagem.

Escolhendo o campo

A desordem na centro-direita fez com que Jair Bolsonaro (PSL), em conversas reservadas, apostasse num segundo turno entre ele e um candidato do campo da esquerda. Mais: ele acredita que pode se beneficiar com a polar


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *