29/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Desafio intermodal vai analisar trânsito da Capital com diferentes meios de locomoção

Publicado em 08/06/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

No dia 15 de junho, próxima sexta-feira, o Coletivo Bicicleta nos Planos vai realizar o Desafio Intermodal de Campo Grande, com concentração às 16h30 e saída as 17h30 de frente da Prefeitura de Campo Grande com chegada ao Shopping Bosque dos Ipês.  A ideia é utilizar diferentes meios de transporte com cálculo de tempo e desafios encontrados no trânsito para executar o trajeto.

O desafio compreende deslocamento de bicicleta, ônibus, cadeirante em ônibus, moto, mototaxi, carro particular, taxi, uber e ainda a pé. Inclusive os organizadores ainda estão precisando de alguns voluntários para determinados tipos de deslocamento.

O Desafio Intermodal é um teste comparativo de eficiência da mobilidade urbana. Nele, são avaliadas as diferentes formas de deslocamento (meios de transporte) não apenas no quesito tempo (quem chega mais rápido), mas também em relação aos custos financeiros e ambientais, aos conflitos enfrentados pelas pessoas em diferentes modais, dentre outros. O desafio intermodal é realizado anualmente em várias cidades do Brasil e do mundo.

A organização do evento explica que com este tipo de percepção do trânsito os voluntários devem sair ao mesmo tempo do ponto de partida e chegar ao ponto final utilizando diferentes meios de transporte. Na chegada, serão avaliados nos quesitos: tempo/distância, custo financeiro, impacto ambiental e nível de stress. O tempo computado será o do deslocamento da pessoa e não o do modal. O desafio será realizado em dia útil durante horário de pico. Além disso, no deslocamento, deverão ser respeitadas todas as regras de trânsito.

Um dos organizadores do evento é o ciclista e designer Pedro Garcia, que também faz parte do coletivo Bicicleta nos Planos. Ele explica que o objetivo é avaliar a eficiência dos diferentes modos de transporte no horário de pico em dia útil na cidade e, assim, dar sugestões dar sugestões de melhoramentos e compreensão do deslocamento no cotidiano.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *