29/03/2024 - Edição 540

Vale um Play

Por que fazemos o que fazemos?

Publicado em 04/05/2018 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Ao entrar na livraria, percebi que o livro Por que fazemos o que fazemos estava em promoção e ao começar a folhear as páginas mesmo sem muito interesse me deparei com a palavra Hegel, que se trata de um filósofo que muito gosto e ainda pensamentos de Karl Marx que são divergentes da premissa filosófica hegeliana.

Acabei comprando o livro e apesar de não curtir muitos títulos de autoajuda, me interessei pela forma como autor trabalhou a conciliação de duas ideias opostas. Enquanto Hegel acredita no propósito da ideia, Marx nos apresenta um pensamento mais alienado.

No curso de Ciências Sociais eu me interessei muito mais pela linha de pensamento hegeliana e apesar de adorar Marx poucas vezes encontrei uma forma de estabelecer uma convergência de ideias tão interessantes como Cortella fez.

Não li muitas obras do autor, mas, eu agora estou interessado pela leitura justamente para extrair o máximo de ideias que estabeleçam pontes de ligação entre os pensamentos de Hegel e Marx. Dessa forma acabei não prestando muita atenção, sobre por que fazemos o que fazemos, porém, se você curte filosofia como eu, com certeza irá achar tudo demais de interessante. Um grande abraço e até a semana que vem.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *