19/03/2024 - Edição 540

Viver Bem

5 dicas para ter uma boca saudável

Publicado em 03/05/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Ao longo da vida, 90% da população mundial terá alguma doença bucal. Porém, isso pode ser facilmente evitado com uma higiene dental correta, acompanhada de visitas regulares ao dentista para tratamento preventivo.

Além de visitar o dentista a cada seis meses, existem outros hábitos que devem ser incorporados à rotina de quem busca uma higiene bucal adequada. “É muito importante seguir alguns cuidados simples no dia a dia que podem auxiliar no combate de problemas e garantir um sorriso bonito e saudável”, diz a dentista Rosane Menezes Faria, da Odonto Empresas.

Confira abaixo algumas das principais dúvidas sobre saúde bucal.

1 – Quantas vezes ao dia os dentes devem ser escovados?

A escovação deve ser feita no mínimo três vezes ao dia, sempre após as principais refeições, com escova de cerdas macias, arredondadas e cabeça pequena para não traumatizar gengiva, bochechas e língua e facilitar a limpeza dos dentes posteriores. É importante lembrar que a escova deve ser trocada a cada três meses ou quando ela começar a ficar com as cerdas desfiadas e/ou desgastadas, pois dessa forma, perde sua função.

2 – O mau hálito pode ser evitado por meio de balas e chicletes?

Essas guloseimas só disfarçam o problema, o que realmente evita o mau hálito é manter a boca sempre limpa. Para isso, é preciso escovar e passar o fio dental diariamente. Lembre-se: a higiene bucal é insubstituível.

3 – O dente do siso deve ser sempre extraído?

Para saber se deve ou não extrair o dente do siso, é necessário fazer uma avaliação rigorosa com o dentista. Algumas pessoas têm o espaço adequado e os dentes conseguem nascer normalmente, já outras possuem o siso mal posicionado, ou seja, no sentido incorreto para ele nascer na boca ou até mesmo sem espaço para o nascimento.

4 – O que é tártaro e como tratar?

Os restos de alimentos nos dentes formam a placa bacteriana, que com o passar do tempo, se não for retirada com a escovação e o fio dental, vai envelhecendo e se torna tártaro. Não é possível remover com a higiene diária. É preciso procurar um especialista para o tratamento correto. Por isso, praticar diariamente a limpeza dos dentes é tão importante.

5 – Uma alimentação saudável influencia na saúde bucal?

Sim, é fundamental alimentar-se de forma adequada, consumindo alimentos ricos em fibras e grãos, frutas, verduras e legumes. Evite alimentos açucarados e gordurosos. Eles podem provocar cáries e inflamação na gengiva.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *