Semana On

Sexta-Feira 27.nov.2020

Ano IX - Nº 420

Coluna

Carne seca, charque ou carne de sol?

Confira uma deliciosa receita de com Banana da Terra

Postado em 25 de Abril de 2018 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

As três vem do boi, porém a técnica de preparo é diferente. O charque vem da parte dianteira enquanto a carne de sol e a carne seca são originárias da parte traseira.
A carne de sol, alimento muito popular no Nordeste do Brasil, é salgada logo depois de cortada e acondicionada em lugar ventilado. Sua secagem é rápida, formando uma crosta protetora que conserva a parte de dentro macia e úmida. Dos três tipos é a que cozinha mais rápido.
A Carne Seca, também conhecida como jabá, carne do vento ou carne do sertão, é salgada e empilhada em lugar seco. Já o charque vem da Região Sul. Seu preparo é parecido com o da carne seca. A diferença é que ele fica por um tempo em imersão em salmoura antes de ir para a desidratação.

Risoto de Carne Seca com Banana da Terra

Pre­paro

Co­mece des­sal­gando a carne seca, tro­cando a água a cada 4 horas. Corte a carne e a ba­nana em pe­daços pe­quenos. Frite as ba­nanas e re­serve. Em uma outra pa­nela, co­loque para aquecer 50 ml de azeite, 1 ce­bola e dois dentes de alho pi­cados. Deixe dourar e junte a carne des­fiada. Re­fogue por al­guns mi­nutos, des­ligue e re­serve. Em outra pa­nela co­loque o res­tante do azeite, da ce­bola e do alho e re­fogue li­gei­ra­mente. Junte o arroz ar­borio e frite um pouco, vá me­xendo, co­loque o vinho branco e deixe eva­porar. Con­tinue me­xendo o arroz e co­lo­cando o caldo de carne aos poucos até que o arroz fique al dente. De­pois é só co­locar a carne seca, a ba­nana e mis­turar tudo. Por fim, co­loque o par­mesão e a man­teiga e mis­ture. Jogue o cheiro verde por cima para de­corar e sirva ime­di­a­ta­mente.

In­gre­di­entes

300g de Arroz Ar­bório
600g de Carne Seca
200g de Ba­nana da Terra
150ml de Caldo de Carne
Sal quanto baste
50g de Cheiro Verde bem Pi­ca­dinho
2 Ce­bolas Pi­cadas
4 dentes de Alho pi­cado
150g de Par­mesão
200ml de Vinho Branco
30g de Man­teiga
100ml de azeite
Óleo para fritar Ba­nana


Voltar


Comente sobre essa publicação...