20/04/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Sesc Cultura abre as portas com exposição de Edson Castro

Publicado em 20/04/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Um dos artistas plásticos sul-mato-grossenses mais notáveis da contemporaneidade, o corumbaense Edson Castro, que está radicado em Paris desde 2009, inaugurará a galeria de artes visuais da nova unidade Sesc Cultura, que abre as portas em maio. A vernissage será no dia 4, às 19 horas.

Pela primeira vez em Campo Grande, Edson Castro realizará o happening que apresentou em Paris, embalado pela música do grupo de jazz El Trio e pelos movimentos da bailarina Júlia Aissa, no dia 10 de maio, às 19h30, com classificação etária de 12 anos. “O happening para mim é uma possibilidade de atingir uma outra atmosfera com a bailarina e os músicos. Eu trabalho sobre os tons dos músicos e tento eternizar os movimentos da bailarina. É uma sintonia, é uma possibilidade de unir as artes – movimentos, cores e sons. É uma transgressão. O expectador que presenciar isso ao vivo – a construção de uma obra de arte com música e dança verá algo que não é deste mundo”.

O público terá a oportunidade de ver um trabalho que geralmente ocorre de forma solitária, com uma criação artística ímpar, envolvendo a sintonia nutrida mutuamente pelo movimento das diferentes linguagens, em total entrega criativa. A mostra de Edson castro contempla ações formativas durante os três meses em que ocorrerá: maio, junho e julho. A visitação será sempre de terça a sábado, das 10h às 19h30.

Outro momento importante é o bate-papo “Arte e psicanálise” sobre a obra de Edson Castro que estará junto da crítica de arte Maria Adélia Menegazzo e da psicanalista em formação Denise Vasconcelos. Será no dia 08 de maio, às 19 horas. No dia 24 de maio, Priscilla Pessoa, que é docente dos cursos de Artes Visuais da UFMS e mestre em Estudos da Linguagem, conduzirá a palestra “O gesto e a pintura: apontamentos históricos”, com início às 19 horas.

A palestra parte da mostra do artista sul-mato-grossense Edson Castro para situar sua proposição de abstração gestual dentro de um longo percurso histórico em que, dentro de vários momentos e lugares, podemos identificar artistas que através do gesto expressivo realizam sua produção em pintura. Das paredes de cavernas às telas modernistas podemos observar vários exemplos da comunhão gesto+pintura, e é através desses recortes que propõe-se um breve passeio histórico pelo tema.

Por fim, o circuito terá programação especial para crianças aos sábados de 19 de maio a 30 de junho, sempre às 15 horas. As oficinas se darão por meio de ações fundamentadas nas brincadeiras, na dança, e no desenho gestual e são voltadas às crianças a partir de 4 anos, acompanhadas de seus responsáveis.

“A alienação regional desintegra sempre o que é aparentemente novo. Fico feliz pelo convite do Sesc para mostrar as minhas novas produções aqui no meu Estado. Sou corumbaense, Wega Nery é corumbaense, Manoel de Barros, meu amigo, escolheu falar de Corumbá. Eu acredito realmente que quem nasce ao lado da água tem um olhar diferente. É importante que as instituições de fomento às artes, como o Sesc enxerguem esses olhares… o que há de real valor nas artes do Estado e tragam a público. É de grande importância que o Sesc faz porque busca as artes que terão real impacto na formação da plateia, ou seja, arte que tenha valor estético reconhecidamente aqui e em qualquer lugar do Brasil e do mundo”, resume o artista.

A nova unidade do Sesc fica no histórico prédio do exército, tombado pelo patrimônio estadual, localizado na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande. O Sesc Cultura tem como objetivo fomentar e fortalecer a difusão da cena cultural em Mato Grosso do Sul. Um destaque no prédio é a obra de Isaac de Oliveira que leva cor e beleza ao espaço, trazendo a marca registrada da Capital, os Ipês.

Serviço – A participação nas ações da mostra de artes plásticas de Edson Castro é aberta ao público. O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270. Acompanhe a programação no site sesc.ms


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *