19/03/2024 - Edição 540

Viver Bem

Beber chá e café pode fazer bem para quem tem doenças cardíacas

Publicado em 18/04/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A cafeína, quando consumida na medida, pode fazer bem para quem tem problemas cardíacos. Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Baker, na Austrália, revela que a substância pode ter efeitos positivos na saúde.

Para a pesquisa, que foi publicada no periódico Journal of the American College of Cardiology, os cientistas da instituição estudaram os dados de mais de 360 mil pessoas presentes em 11 grandes estudos internacionais sobre o assunto.

Eles analisaram a relação entre o consumo de café e a taquicardia, condição que aumenta o ritmo dos batimentos do coração. Ao analisar esses dados, observaram que o consumo de cafeína, quando moderado, não aumenta os batimentos cardíacos das pessoas. Segundo o estudo, 500mg da substância, que equivale a seis xícaras de café por dia, não afeta os pacientes.

Uma análise mais específica sobre o consumo de café por pessoas que já sofreram ataques cardíacos, inclusive, mostrou que a bebida ajudou a estabilizar os batimentos dos pacientes. Só duas das pesquisas avaliadas relacionaram a substância com o risco de taquicardia. Mas, nestes casos, era necessário que as pessoas ultrapassassem o limite da dose, bebendo mais de nove xícaras de café por dia para que ela fizesse mal.

"Existe uma impressão pública de que a cafeína é um dos gatilhos para problemas cardíacos", afirmou o médico Peter Kistler, um dos responsáveis pelo estudo, em anúncio. "Nossa extensa análise da literatura médica sugere que esse não é o caso."

Os cientistas, no entanto, ressaltam que pacientes que já possuem problemas cardíacos deveriam evitar energéticos, pois eles podem ter entre 160 e 500mg de cafeína concentrada. De acordo com eles, três quartos dos pacientes com problemas do coração que beberam duas ou mais latas desse tipo de bebida começaram a ter palpitações algumas horas depois. 

"Bebidas cafeinadas como o café e o chá podem ter propriedades que, a longo prazo, ajudam a combater a taquicardia", disse Kistler. Os dados estudados por ele e sua equipe demonstram que pacientes que consomem café e chá de forma moderada têm menos chances de desenvolver problemas cardíacos.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *