26/04/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Centro Cultural Octávio Guizzo oferece cursos em abril

Publicado em 11/04/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG) está oferecendo cursos de teatro (para crianças, adolescentes e adultos), capoeira e fotografia.

A Oficina de Teatro Infantil, direcionada para pessoas de 6 a 13 anos será ministrada pelo ator e diretor Vanderlei dos Santos. As aulas são gratuitas e têm início a partir de 17 de abril, das 8h30 às 10h30, e vão até o mês de agosto.

A oficina tem como objetivo o estudo teórico aliado à prática teatral a partir do teatro sul-mato-grossense. A temática do teatro produzido nesta região antes e após a divisão do Estado permeará todas as etapas, inclusive, o processo de montagem que se valerá da dramaturgia para infância e juventude produzida no Mato Grosso do Sul, propiciando aos alunos a experimentação das artes das cenas presenciais na linguagem do teatro para infância como produção coletiva.

Adolescentes e Adultos

O CCJOG também oferece oficina de Criação Teatral direcionada para pessoas a partir de 15 anos – com ou sem experiência – e será ministrada pelo ator e diretor Leandro Faria (Lelo). As aulas são gratuitas e têm inicio a partir de 17 de abril, das 18h30 às 21h30 e vão até agosto.

A Oficina de Criação Teatral consiste em reproduzir os processos de uma produção de teatro profissional, com atores iniciantes e/ou experientes. Os alunos participarão do processo de criação de um espetáculo, desde a construção do texto até as apresentações públicas. O principal objetivo é desenvolver o ator e o ser humano, mostrando um olhar criativo, contemporâneo e abrangente sobre o “fazer teatral”. Apresentar um ponto de vista técnico da arte de atuar, como forma de ampliar o repertório dos atores para seus próximos trabalhos.

Capoeira

Outro curso gratuito oferecido pelo (CCJOG é o “Conterrâneo Capoeira”, ministrada pelo mestre Liminha. O curso é direcionado para pessoas a partir de 10 anos e acontece às terças e quintas-feiras, a partir das 19 horas, seguindo até dezembro.

A oficina desenvolve a coordenação motora do aluno através de exercícios específicos que estimulam o raciocínio, a musicalidade por meio do canto e manuseio de instrumentos, como berimbau, atabaque, agogô e pandeiro; percepção capacitada pelas técnicas de ataque, defesa e acrobacias. Os participantes também aprendem a confeccionar seu próprio berimbau, resgatando rituais e fundamentos da capoeira.

Desenho

A oficina de Desenho é direcionada para pessoas a partir de 14 anos, e as aulas são ministradas pelo professor Israel Zayed. O curso é gratuito e têm início em 18 de abril, das 18h às 22h, e segue até junho.

A oficina de Desenho tem por objetivo elaborar produções artísticas, utilizando os elementos das linguagens visuais demostrando conhecimento e manejo de diferentes formas de composição, compreendendo a arte como saber cultural e estético fundamental, gerando significação e integração da organização do mundo e da própria identidade. Contrapondo a cultura universal, buscando influências e origens regionais, locais e particulares, ampliando o repertório cultural, desconstruindo estigmas e preconceitos existentes no contexto de massificação da arte.

Será desenvolvido o desenho básico acerca da utilização de instrumentos e técnicas iniciais como: linha, formas, volume e equilíbrio; pintura e fotografia: cor luz e cor pigmento, luz e sombra, composição e enquadramento; prática de colagem e técnicas intermediárias de desenho e pintura,

Mais informações sobre as inscrições e documentos necessários podem ser obtidas pelo telefone (67) 3317-1795.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *