29/03/2024 - Edição 540

True Colors

Oito mitos e verdades acerca da bissexualidade

Publicado em 11/04/2018 12:00 - Igay

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Bissexuais são aquelas pessoas que sentem atração física e emocional por ambos os sexos. Diferente do que muita gente acha, o “B” em LGBT não é de Beyoncé, é de bissexualidade, e os bissexuais precisam lutar pelo seu espaço no movimento, afinal ainda existem muitas construções erradas sobre a sexualidade, além de muita falta de visibilidade.

Entre mitos e verdades, a realidade vivida pelos bissexuais é bem diferente. Por isso, listamos os maiores mitos e a verdade por trás deles acerca da bissexualidade para poder entender melhor a realidade deles:

1. Bissexual só quer sexo

“Ah, se é bissexual é porque só pensa em sexo com homem, com mulher, com o que tiver na frente.” Não, essa não é a realidade, os bissexuais simplesmente sentem atração, mas não necessariamente vão dar continuidade a ela. Muito pelo contrário, eles têm em mente que tanto homens quanto mulheres são pessoas e precisam ser respeitados.

2. Bissexual não quer namorar

Se as pessoas já pensam que bissexual só quer sexo, imagine com relação a namoro. Bissexuais também namoram, sim, independentemente de qual dos sexo for o parceiro.

3. Bissexual tem “o dobro de opções”

Na balada, como por exemplo, o bissexual pode ficar tanto com homens quanto com mulheres, portanto tem o dobro de opções, certo? Não, essa realidade não existe. Para uma pessoa bissexual, não se trata de números, da mesma forma que não se pensa em números quando você é hétero ou homossexual quando está na balada.

4. Bissexual é indeciso ou confuso

“Quem é bissexual está confuso sobre gostar de homem ou de mulher.” Também não é assim. Bissexuais realmente sentem atração pelos dois. As pessoas costumam aplicar a realidade heteronormativa, na qual só é possível gostar de um sexo, para a vida de todos, mas a realidade bissexual não é assim.

5. Bissexual está só passando por uma fase

Mais uma vez tendem a acreditar que só é possível se interessar por um dos dois sexos e a acreditar também que o bissexual ou é hétero que “quer ser legal” ou é homossexual que “não quer se assumir”. Isso não é nem um pouco verdade, afinal bissexuais também questionam seus gostos e acabam tendo essa percepção da realidade. Você já ouviu alguém falar que heterossexualidade é uma fase? Por que bissexualidade precisa ser?

6. Bissexual só quer chamar atenção

Dizer que “bissexual só quer chamar atenção, para 'pagar de diferentão' que não pode escolher só um dos sexos” é ignorar a verdade daquela pessoa. Ainda também é comum ouvir que bissexual é hétero que “quer ser legal”, mas bissexuais são só bissexuais e que, como dissemos, passam por questionamentos sobre os próprios sentimentos, ainda mais quando estão acostumados a ouvir que é possível gostar só de homem ou só de mulher.

7. Bissexual só existe em menáge ou orgia

Só dá para ser bissexual em menáge ou orgia, quando existem pessoas dos dois sexos? Não, os bissexuais nem sequer pensam nisso. Lógico, você pode se descobrir em uma dessas experiências, mas, da mesma forma que acontece com pessoas heterossexuais ou homossexuais, os bissexuais podem ou não se interessar por isso. 

8. Bissexual é metade hétero e metade homo

Para as pessoas que não entendem direito, bissexuais têm metade de seu interesse voltado para homens e metade para mulheres. No entanto, imagine uma situação de balada: só porque uma pessoa bi ficou com um homem, precisa ficar com uma mulher para provar a sexualidade? Não. Existe um grande espectro da bissexualidade, o que torna possível, por exemplo, que uma pessoa se atraia pelos dois sexos, mas sinta mais atração por um do que para o outro. Também é possível que essa "preferência" varie com o passar dos anos, e por aí vai.

Leia outros artigos da coluna: True Colors

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *