24/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Reinaldo Azambuja destaca a força do agronegócio

Publicado em 06/04/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Ao participar da abertura da Expogrande na noite de quinta-feira (5) no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande, o governador Reinaldo Azambuja destacou a força e a importância do agronegócio para o País sair da maior crise de sua história. “A nossa economia está voltando a crescer, e isso é resultado do esforço de muitos. Tivemos um PIB brasileiro, num período da maior derrocada da economia brasileira, com crescimento de 1%. Graças a que? Ao agronegócio, e isso também mostra a força desse setor”, afirmou.

O governador lembrou que o empenho e a parceria do setor produtivo, das bancadas federal e estadual com o Governo do Estado tem sido importante nesse período de superação da crise. E para fortalecer ainda mais essa integração, Reinaldo Azambuja disse que durante a Expogrande o Governo do Estado estará presente todos os dias, com integrantes da sua administração trabalhando no “Gabinete Itinerante” montado no Parque de Exposições Laucídio Coelho. “Todos os dias a nossa equipe estará aqui, para ouvir o setor produtivo, para avançarmos nas nossas políticas públicas”, afirmou. O governador cumprirá agenda na Expogrande no dia 10 de abril.

Reinaldo Azambuja comentou que a 80ª edição da Expogrande é realizada num momento importante para a economia e a pecuária nacional, na semana em que o Brasil comemora a declaração da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) de país livre de febre aftosa com vacinação. “Atingimos o status de zona livre da aftosa com vacinação, isso é um marco, uma conquista, resultado de uma luta de todos, em especial do trabalho do setor da pecuária, que conseguiu essa marca e agora o passo seguinte é a zona livre sem vacinação e nós vamos buscar isso, porque isso dá mais competitividade”, pontuou.

Para ele, o atual cenário econômico favorece Mato Grosso do Sul, que deve colher safra recorde de soja (estimativa de mais de 8,5 milhões de toneladas) e também deve ser beneficiado pelas decisões dos grandes países como Estados Unidos e China com relação à taxação das importações. “Se tivermos uma percepção que a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China favorece basicamente o Brasil, para as exportações, para as nossas comodities, não tenho dúvida que é um momento extremamente positivo”, avaliou.

Expogrande

Em comemoração à 80ª edição da Expogrande, a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), homenageou um dos ex-presidentes, Acelino Roberto Ferreira, o “Seu Uru”. Um dos pioneiros na criação de gado de corte em Sidrolândia; presidindo a Acrissul de 1977 a 1979. Em parceria com os Correios, a Associação lançou o selo comemorativo dos 80 anos da Exposição, com a foto de Acelino, que  morreu no dia 8 de janeiro deste ano. As homenagens na abertura da maior feira agropecuária do Estado foram prestadas aos seus familiares, presentes no evento.

No discurso de abertura, o presidente da Acrissul, Jonatam Barbosa, também enfatizou a importância para a pecuária nacional a homologação do Brasil como livre da febre aftosa com vacinação. Já o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marum, falou da participação importante do agronegócio na recuperação da economia brasileira.

Também participaram da solenidade de abertura da Expogrande a primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja; a vice-governadora, Rose Modesto; o senador, Pedro Chaves; a deputada federal, Tereza Cristina; os deputados estaduais, professor Rinaldo, Beto Pereira, Márcio Fernandes, Felipe Orro e Enelvo Felini; secretários de Estado; lideranças das entidades ligadas ao Agronegócio; e prefeitos de vários municípios.

A Expogrande prossegue até o próximo dia 15 de abril. Além de eventos técnicos, os visitantes terão à disposição as áreas de gastronomia, diversão para as crianças e shows todas as noites.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *