16/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

MS é o primeiro em entrada de turistas estrangeiros do Centro-Oeste e o oitavo no País em 2017

Publicado em 30/03/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Anuário Estatístico de Turismo 2018 – Ano Base 2017, do Ministério do Turismo (Mtur), aponta que o Brasil registrou no ano passado o maior número de entradas de estrangeiros no País em toda a sua história. No total, 6.588.770 turistas desembarcaram em território nacional e Mato Grosso do Sul aparece como o oitavo estado brasileiro com mais entrada de estrangeiros em 2017.

Mato Grosso do Sul ficou à frente do Distrito Federal e Ceará no número total de entrada de turistas estrangeiros, em relação a 2016. Foram 80.270 no ano passado contra 77.028 entradas do ano anterior, um aumento de cerca 5%.  Conforme a Organização Mundial de Turismo (OMT), o turismo mundial cresceu 6% em 2017, na comparação com o ano anterior.

Segundo Estudo da Demanda Turística Internacional do Ministério do Turismo, no agregado do período de 2012 a 2016 os maiores mercados emissores para Mato Grosso do Sul são Paraguai e Bolívia, respectivamente. Dados dos últimos 10 anos dos anuários estatísticos do MTur mostram que os bolivianos e paraguaios representam 86% de todas as chegadas de turistas no MS, considerando todos os meios de acesso. A entrada de bolivianos corresponde a 53% e de paraguaios a 33%, em todo o Mato Grosso do Sul. 

Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, esse aumento é resultado do trabalho de promoção e divulgação feito pelo Estado nos últimos anos. “Temos feito ações promocionais direcionadas ao público latino-americano como road shows, workshops, participação em feiras e eventos. E assas ações têm atraído principalmente os nossos vizinhos bolivianos e paraguaios, que tiveram um aumento no poder de compra e começaram a viajar mais nos últimos anos. Mato Grosso do Sul é um Estado que eles elegeram como destino e nós ficamos muito felizes em recebê-los”, ressalta.

Os dados do Anuário Estatístico do Turismo de Bonito – Ano Base 2017, indicam que o Paraguai foi o maior país emissor do destino, seguido de Argentina e Alemanha. 

Preservação do Pantanal

Um acordo internacional para práticas de preservação do Pantanal é um dos destaques do MS no Campo desta semana. A “Declaração para a Conservação, Desenvolvimento Integral e Sustentável do Pantanal” foi assinada em Brasília, durante o Fórum Mundial das Águas.

O titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, esteve em Brasília, participou do Fórum e explica os detalhes deste documento.

O MS no Campo traz também todas as informações sobre o reaproveitamento da água da lavagem dos suínos na fertirrigação. A técnica vem sendo utilizada por produtores de suínos no município de Glória de Dourados e os resultados são animadores. De acordo com o produtor Manoel Bento, além da preservação desse recurso tão essencial à vida – a água, foi possível verificar redução nos custos da produção também.

E tem notícia também para o pequeno agricultor que ainda não efetuou o cadastro no CAR (Cadastro Ambiental Rural). O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) notificou todos os produtores que ainda não se cadastraram, pois o prazo final para regularização está bem próximo.

Semanalmente distribuído para aproximadamente cem emissoras de rádio parceiras, com alcance nos 79 municípios por meio de frequência AM e FM, o programa ainda é disponibilizado para download no portal oficial do Governo de Mato Grosso do Sul, o Portal MS. As emissoras têm a possibilidade de veicular o programa no horário desejado, de acordo com pesquisas locais de audiência do público-alvo do produto.

A produção, reportagem e apresentação é da jornalista Katiuscia Fernandes, com edição de Fernando Blank, e conta com apoio da Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), ambas ligadas à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *