16/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Câmara adere ao Movimento Abril Verde dedicado à prevenção de acidentes de trabalho

Publicado em 29/03/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

No próximo domingo (1º) começarão as ações do Movimento Abril Verde, campanha nacional de prevenção a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Em Campo Grande, prédios públicos serão iluminados com a cor verde que simboliza a segurança e serão realizados seminário, palestras e visitas educativas a profissionais que mais sofrem acidentes.

Nesta segunda-feira (26), o Juiz do Trabalho e Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro, Márcio Alexandre da Silva, e o Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho, Leontino Ferreira de Lima Junior, visitaram o Presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador João Rocha, solicitando a adesão do Poder Legislativo ao Movimento e que a fachada da Casa de Leis receba iluminação verde no mês de abril. O chefe da Câmara se comprometeu a iluminar o prédio e a propor um projeto de lei que institua abril como o mês de combate aos acidentes de trabalho, em Campo Grande. 

“O Movimento Abril Verde surgiu de uma iniciativa popular. De fato, não existe nenhuma lei sobre isso, com exceção de Santa Catarina onde há uma lei estadual recentemente editada por iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina. Seria muito interessante nós também termos uma legislação própria”, esclareceu o juiz Márcio Alexandre.

O magistrado também sugeriu que a Câmara Municipal aprove uma lei tornando obrigatória a prática de atividades pedagógicas referentes à segurança e higiene no meio ambiente de trabalho nas escolas da rede pública da Capital. A mesma proposta será levada ao Prefeito Municipal de Campo Grande, Marquinhos Trad.

Esporte e cidadania 

O Movimento Abril Verde também será levado aos gramados. Nas partidas da final do Campeonato Estadual de Futebol, nos dias 1º e 8 de abril, os gandulas, árbitros e as crianças entrarão em campo vestindo camisetas do Programa Trabalho Seguro e segurando faixas de conscientização sobre os acidentes de trabalho. A parceria foi firmada na manhã de hoje com o Presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, Francisco Cezário de Oliveira. 

Mobilização

Considerando que o dia 7 de abril é considerado o Dia Mundial da Saúde e o dia 28 de abril foi consagrado pela Organização Internacional do Trabalho como o dia Mundial em Memórias às Vítimas de Trabalho e de Doenças Ocupacionais, o mês concentra as ações do Movimento Abril Verde, que tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro, com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, mobilizando a sociedade, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho.

As ações do Movimento Abril Verde são realizadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho, Estado de Mato Grosso do Sul e Município de Campo Grande. De acordo com dados oficiais mais recentes, são registrados mais de 500 mil acidentes de trabalho por ano, causando mais de 2 mil mortes por ano e retirando definitivamente do mundo do trabalho 37 trabalhadores por dia.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *