Semana On

Segunda-Feira 23.jul.2018

Ano VI - Nº 312

Parceiros

Saúde

Autismo é tema da TVE neste domingo

No programa Prosa & Segredos, o jornalista Bosco Martins entrevista Marcos Petry

Postado em 17 de Março de 2018   - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Como é viver com um filho que tem dificuldade de comunicação e as   dificuldades e as angústias que envolvem a criação de uma criança autista?

 O convidado de Bosco Martins é o Marcos Petry, diagnosticado com autismo atípico e que por meio de falas objetivas, mas de sinceridade envolvente, informa como funciona a mente – e o coração – de uma pessoa que foi diagnosticada do Transtorno do Espectro Autista vindo acompanhado de muitos termos científicos, às vezes difíceis de entender e que prejudicam a compreensão do que é o autismo.

Petry é um autista de alto funcionamento. Formado em Comunicação Institucional na Universidade UNIDAVI, em Rio do Sul (SC), também é mestre em Design Gráfico e Produção em Publicidade. Há um ano, ele escreveu o livro Contos de Meninos e Meninas, Contos de Homens e Mulheres, da Chiado Editora. Além de escrever, ele afirma que também adora música e pratica academia quatro vezes por semana.

 “Acredito que o exercício físico seja muito benéfico principalmente para a parte de coordenação motora e equilíbrio. Quando não posso fazer academia, ando de bicicleta e faço caminhadas”, comenta.

Marcos Petry é catarinense e tem de 25 anos, criou um canal no Youtube para falar sobre o assunto. O seu “Diário de Um Autista” tem quase 35 mil inscritos e mais de cinquenta vídeos que tratam sobre o TEA, questões relacionadas como educação, acessibilidade, sexualidade, além de assuntos como esporte e atividade física, música e etc.

“Decidi abordar o autismo no cotidiano e com linguagem cotidiana. Algo que dialogasse com as pessoas e fomentasse não só os desafios do autista mas também as possibilidades que o indivíduo tem para alcançar.“

O youtuber criou o canal em 2016 e não imaginava o sucesso que faria. “Quando criei o canal não imaginei este tamanho alcance. É incrível ver que muitas coisas estão sendo entendidas e debatidas usando a internet.”

Para ele o esporte, principalmente o que é praticado em grupos pode condicionar também a noção de espaço da pessoa com autismo e a consciência corporal.

Petry conta que nunca teve um laudo do diagnóstico porque em um primeiro momento imaginou-se que as manifestações de seu espectro autista derivavam de uma lesão cerebral que possui. A suspeita sobre o autismo veio através de uma amiga da família, quando ele já tinha nove anos de idade.

 “Hoje minhas maiores dificuldades são me enturmar, mesmo num grupo de conhecidos, e saber quando estou sendo inconveniente com as pessoas à minha volta”, explica.

 O Jornalista Bosco Martins conta que gravou o programa quando Marcos Petry esteve em Campo Grande no fim do ano passado palestrando para médicos e pais de autistas e se impressionou com sua inteligência e habilidade: “ Apesar das adversidades, sua desenvoltura nos vídeos e na entrevista é muito cativante. É importante que seu pensamento sobre o assunto e suas ideias sejam discutidas pois com essa visibilidade sua representatividade aumenta, quebrando certos paradigmas em relação ao autismo”, completou o jornalista.

Anote os horários de exibição do programa Prosa & Segredos c/ Bosco Martins na TVE-Cultura

*Sábado às 11 hs

*Domingo às 13 horas

Na próxima terça às 19 hs

A PROGRAMAÇÃO DA TV-E CULTURA VC ASSISTE;

CANAL 4 da TV Aberta, Canal 15 da NET ou de qualquer lugar pelo:

www.portaldaeducativa.com.br


Voltar


Comente sobre essa publicação...