16/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Prefeitura inicia construção de casas para 327 famílias da Cidade de Deus

Publicado em 15/03/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Os ex-moradores da Cidade de Deus começam a realizar na próxima segunda-feira (19) o sonho da casa própria. Representantes das 327 famílias que moravam no Dom Antônio e foram  reassentadas nos bairros Bom Retiro, José Teruel II, Canguru e Vespasiano Martins terminaram a parte teórica do curso de capacitação e agora iniciam a construção das casas próprias.

Ao fazer o anúncio do início das obras, o prefeito Marquinhos Trad lamentou a demora imposta pela burocracia, lembrou que o projeto concorre a um prêmio nacional  e destacou a ansiedade para ver os moradores com a chave das residências. “Quero estar lá. Só ficarei feliz e com o coração leve quando vocês estiverem com a chave da casa de vocês, com tudo arrumado. Quero ser convidado para almoçar com vocês, não como prefeito, mas como amigo de vocês”, declarou.

Os moradores passaram por um ano de capacitação, recebendo um salário mínimo e uma cesta básica da Prefeitura. No curso, realizado pela Fundação Social do Trabalho, eles foram treinados para a função de pedreiro, eletricista, marceneiro, azulejista e pintor e agora poderão construir suas casas, no sistema de mutirão.

“Agora só depende de vocês. Finalmente, passada a burocracia, podemos dar início a construção das casas. Contamos com a cooperação de todos para  o sucesso da construção em mutirão”, declarou o presidente da Funsat, Cleiton Freitas Franco.

A Funsat ficou responsável pelo pagamento, por meio do Programa de Inclusão Profissional, e pela capacitação dos trabalhadores. Já a Empresa Municipal de Habitação (EMHA) fez a readequação dos projetos, possibilitando a parceria com o Governo do Estado, que financiou a compra dos materiais, com custo de R$ 4,9 milhões.

“Nesta semana os contêiners já começam a chegar e na segunda-feira, o material para o canteiro de obras e de proteção individual. Os moradores tinham recebido 42 casas sem condições de moradia. Agora, capacitados, terão condições de construir a casa própria”, declarou o presidente da EMHA, Eneas José de Carvalho.

A moradora do Bom Retiro, Maria Rosilei Dutra Alves, 50 anos, estava ansiosa pelo início das obras e agradeceu o empenho da atual administração. “Através do curso de qualificação, já estou fazendo bico, ganhando  meu dinheirinho. Estou muito feliz em iniciar a construção das casas”, comemorou.

A felicidade da Dona Maria tão grande quanto a do morador  Ronaldo José Da Silva, 24 anos, que comemora o sucesso do projeto. “Estou muito feliz com  o início das obras. Eu sempre acreditei neste projeto e hoje está acontecendo”, finalizou.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *