20/04/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Masp bate recordes com Histórias da Sexualidade

Publicado em 16/02/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Objeto de polêmica e alvo de processos pedindo o seu fechamento, a mostra "Histórias da Sexualidade", no Masp, terminou na última quarta-feira com números pouco animadores. Mas só para quem defendia a sua censura.

Até o dia 4, foram 114 mil visitantes, o que a coloca como a segunda mais vista nos últimos 12 meses no museu, atrás apenas da do pintor francês Toulouse-Lautrec, com 159 mil espectadores. Todas as outras tiveram menos de 80 mil.

Com a mostra que tanto barulho fez, o Masp bateu dois recordes: a maior visitação diária (6.471 no feriado de 25/1) e o melhor mês de janeiro de sua história (53 mil).

Outro número levantado foi o de visitantes menores de 18 anos ao museu nesse período —eles só podiam entrar com autorização dos pais porque a exposição continha cenas de sexo explícito. Foram 16 mil, o que representa 15% do público total.

A possibilidade de menores visitarem "Histórias da Sexualidade" havia sido motivo de fogo cruzado.

Em 19 de outubro, enquanto se dava a festa de abertura com 1.200 convidados, cerca de 600 pessoas criticavam o Masp, em seu vão livre. Elas estavam divididas. Uma parte protestava contra a decisão do museu de vetar a entrada de menores. A outra pedia o seu fechamento

A censura mobilizava os dois lados, o que a queria por completo e o que não a aceitava nem parcialmente. Menos de um mês depois, o Masp reviu a decisão e permitiu a entrada de menores desde que acompanhados por seus responsáveis, seguindo orientação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão.

Sequência

A reação inflamada vinha na sequência de outras polêmicas envolvendo censura e arte, duas das mais rumorosas no mês anterior à mostra.

Em 10 de setembro, o Santander Cultural de Porto Alegre havia cancelado a mostra "Queermuseu" após a acusação de que obras faziam apologia de pedofilia e zoofilia.

No dia 28, grupos se voltaram contra o MAM-SP após uma criança ter tocado um artista que, nu, realizava uma performance no museu.

Nesse cenário, só o fato de "Histórias da Sexualidade" ter cumprido o cronograma já é algo a ser comemorado, na avaliação da antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz, curadora-adjunta do Masp.

"Em meio àquele fogo cruzado, a grande utopia era mantê-la aberta." O número de visitantes, opina, comprova que ela foi exitosa.

Para Schwarcz, os 15% de menores são um resultado "fantástico", que poderia ter sido maior se não fossem "a tensão e o ruído" na abertura em relação a esse tema.

Ela conta que a intenção sempre foi a de uma classificação apenas indicativa. Havia inclusive uma monitoria planejada para alunos do ensino médio. "Esse era o projeto inicial, introduzir conceitos e reflexões, discutir questões de gênero, de ativismo, auxiliando um debate sério."

Diante da trajetória de "Histórias da Sexualidade", contudo, Schwarcz ensaia otimismo: "Quem sabe não significou uma abertura para uma sociedade mais democrática, menos normativa, sem tantas restrições e moralismos".


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *