29/03/2024 - Edição 540

Saúde

Pediatras explicam dúvidas mais frequentes sobre a febre amarela

Publicado em 08/02/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) divulgaram uma lista com perguntas e respostas mais frequentes sobre a febre amarela, que busca orientar pais, cuidadores e médicos sobre os devidos cuidados na vacinação das crianças.

A vacinação é a maneira mais efetiva de se proteger contra a febre amarela. A vacina deverá ser administrada aos bebês e crianças a partir dos 9 meses de idade e, assim como para os adultos, ela é indicada apenas para aqueles que vivem ou pretendem se deslocar para áreas onde há a ocorrência da transmissão ativa da doença. Contudo, alguns cuidados específicos devem ser tomados em relação às crianças.

Entre seis e nove meses, a aplicação só é recomendada em casos especiais, a serem avaliados pelo pediatra.

Gestantes e crianças a partir dos 9 meses até os 2 anos de idade, deverão receber a dose padrão da vacina, já que não existem estudos científicos que garantam a eficácia da dose fracionada para esses grupos populacionais específicos.

Já as crianças maiores de dois anos poderão tomar a dose fracionada (um quinto da dose padrão), indicada pelo ministério da Saúde, com respaldo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que garante a proteção contra a doença por pelo menos 8 anos.

Os especialistas alertam que a vacina contra a febre amarela não deverá ser administrada ao mesmo tempo que as tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) ou tetra viral (contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela) em crianças menores de 2 anos de idade.

Para as crianças que não receberam nenhuma dessas vacinas, a orientação é que recebam primeiro a da febre amarela e agendem a tríplice ou tetra viral para pelo menos 30 dias depois. As demais que constam no calendário podem ser administradas no mesmo dia que a vacina contra a febre amarela.

As mulheres grávidas só deverão se vacinar se residirem ou pretenderem se deslocar para local em que ocorreu a confirmação de circulação do vírus da febre amarela.

Repelentes

Os repelentes que contêm a substância DEET podem ser usado em crianças acima de 2 anos de idade, e oferecem proteção de duas a cinco horas, quando deverão ser reaplicados. Já os que contêm as substâncias IR3535 e a Icaridina poderão ser administrados nos bebês a partir dos seis meses, com proteção de cinco até dez horas. Todos esses podem ser utilizados pelas gestantes.

Os pediatras também orientam pais e cuidadores a não permitir que as crianças manipulem e utilizem os produtos. Os repelentes deverão ser aplicados primeiro nas suas mãos e em seguida na pele da criança. Apesar de haver maior risco de picadas de mosquitos no crepúsculo ou ao amanhecer, as picadas podem ocorrer em qualquer momento do dia.

A lista completa com perguntas e respostas você encontra aqui.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *