19/03/2024 - Edição 540

Viver Bem

Suco com cenoura e manga é indicado para saúde do pulmão

Publicado em 18/01/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Rinite, asma e bronquite são doenças respiratórias comuns em todos os lugares do mundo, mas principalmente nos países em desenvolvimento, de acordo com o a Organização Pan-Americana de Saúde.

O bom funcionamento do pulmão depende do consumo de fibras e vitaminas encontradas em frutas e verduras, como indica a nutricionista Bianca Costa. Com a proximidade do verão, que tal experimentar um suco de manga com cenoura e água de coco, que possui todos estes benefícios?

“A manga em si, junto com a cenoura, também tem os carotenoides que melhoram o estado das membranas e mucosas pulmonares. Então elas ajudam a proteger essas células”, diz.

Para o preparo, descasque e pique uma manga e uma cenoura. A receita também inclui uma colher de sobremesa de gergelim. A semente atua principalmente na limpeza do organismo, como afirma a nutricionista:

“O pulmão a gente precisa “limpar” também, então, as fibras entram como nutrientes essenciais.”

Após juntar todos os ingredientes, é só bater no liquidificador com 500 ml de água de coco. Além de combinar com o sabor da manga, o coco ainda ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

Bianca indica o preparo do suco alaranjado com água de coco natural, mas, se você for utilizar as industrializadas que vem em caixinhas, a dica é prestar atenção no rótulo:

“Os ingredientes são em ordem crescente, então vão do maior pro menor, então o primeiro ingrediente é o que tem mais naquele produto e o último ingrediente é o que tem menos.”

A receita do suco alaranjado foi retirada do Livro de Receitas da Oficina de Culinária do A.C. Camargo Câncer Center, órgão especializado em conhecimento científico sobre oncologia. A publicação, disponível na página da entidade, possui diversas receitas que permitem o aproveitamento máximo de cada alimento.

Depois do preparo do suco, é só adoçar à gosto. Para isso, Bianca sugere a troca do açúcar branco por mel, que é mais saudável e ainda traz benefício para o pulmão.

“O mel também é um expectorante, então ele ajuda bastante nessa questão de tosse, de catarro e de proteção pulmonar mesmo”, explica.

INGREDIENTES:

– 1 manga descascada e picada

– 1 cenoura picada

– 1 colher (sobremesa) de semente de gergelim

– Gelo

– Açúcar a gosto

– 500 ml água de coco

MODO DE PREPARO: 

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva a seguir.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *