25/04/2024 - Edição 540

Poder

Indignação embarca em voos com políticos

Publicado em 03/01/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Entre outros efeitos colaterais, o impeachment da presidente Dilma Rousseff – iniciado em 17 de abril, na Câmara, e concluído em 31 de agosto, no Senado – provocou uma onda de indignação que ganhou aeroportos e voos Brasil afora desde o início do ano passado. Dividido em dois, contra e a favor de Dilma, tal eleitorado raivoso se valeu das câmeras digitais acopladas em celulares e, sem qualquer embaraço, passou a desferir impropérios contra parlamentares no exercício do mandato.

Não foram poucos os casos. Assim, como síntese do que foi registrado neste 2017 que se encerra, veiculamos alguns desses momentos em que, faceta dos tempos pós-modernos, políticos de diversos partidos passaram a estar na mira não só da Justiça, como também de uma opinião pública cada vez mais indignada. Da direita à esquerda, passando pelo “centrão”, partidos para todos os gostos estão representados nos políticos hostilizados.

Confira casos de indignação popular embarcada nos aeroportos Brasil afora:

O registro que mais recentemente se espalhou pelas redes sociais foi o da senadora Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT e ex-ministra da Casa Civil de Dilma Rousseff. Durante o episódio, Gleisi solicitou a detenção da passageira, no que foi atendida. “2018 está chegando, a senhora será jogada na lata do lixo!”, diz a passageira, tentando desvencilhar-se do que parece ser um assessor de Gleisi.

Em maio, quando começaram as discussões sobre a reforma da Previdência, o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) enfrentou a fúria de sindicalistas da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Pouco antes do chegar ao primeiro minuto, o vídeo flagra o peemedebista, ex-ministro da Saúde, desferindo um chute “ao vento”, como sua assessoria alegou a este site na época.

Em junho, o deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) foi recebido no aeroporto de Teresina com xingamentos como, entre outros, “bandido”, “traidor do povo” e “golpista”. “Cadê a propina?”, diz o rapaz que faz a imagem abaixo.

Há cerca de cinco meses, em agosto, foi a vez de o senador Romário (Pode-RJ) ser chamado de “golpista”:

Em meados de novembro, um passageiro indignado chama de ”inútil” e “vagabundo” o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), um dos membros da base de Michel Temer na Câmara. E dispara: “Você não representa o povo brasileiro, o povo do Norte! Está acabando com o Brasil”!

Mais para o fim de novembro, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), um dos homens fortes do governo Temer, é lembrado por uma moradora de Blumenau (SC) por ter vocalizado o “grande acordo nacional, com o Supremo, com tudo”, que culminou no impeachment de Dilma. Servidora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Rúbia Sagaz quase teve o celular arrancado de sua mão pelo senador:


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *