18/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Prof. João Rocha destaca a importância da atuação da Guarda Civil na segurança pública

Publicado em 08/12/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Prof. João Rocha (PSDB) participou da abertura do II Simpósio Estadual das Guardas Civis Municipais do Estado de Mato Grosso do Sul, promovido pela Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (SESDE), realizado no Plenário Edroim Reverdito da Câmara Municipal de Campo Grande na última quinta-feira (7).

Na ocasião, o vereador destacou a importância da atuação da Guarda Civil na segurança pública. “Quero manifestar a minha esperança, de que possamos ver nesse País, um País mais justo e equilibrado, onde possamos ver garantidos os direitos de todos, mas também cada um com suas responsabilidades, desta forma, tenho a esperança de que vocês, responsáveis pela segurança, possam atuar fortemente na prevenção, um grande sonho de todos nós”, alegou.

Segundo o secretário Especial de Segurança e Defesa Municipal, Valério Azambuja, a discussão é fundamental para o avanço da representatividade da Guarda Civil, “O Simpósio é fundamental para trazer essa discussão, não só para a Guarda Civil de Campo Grande, mas de todo o nosso Estado, para que possamos avançar, e que de fato a Guarda Civil possa ajudar na segurança pública”, avaliou.

O encontro reuniu representantes das Guardas de Campo Grande, Dourados, Corumbá, Ponta Porã, e Ladário. O objetivo do Simpósio é abordar o tema “A importância da Proteção Preventiva” e entre os palestrantes estão o presidente da OAB/MS Mansour Karmouche, o juiz federal Odilon de Oliveira, o presidente da Fenapef, Luís Boudens e o advogado constitucionalista, André Borges.

Polícia Municipal

“Diante do caos na segurança pública é necessário um debate profundo e uma solução imediata que viria com a transformação da Guarda Municipal em Polícia Municipal”, afirmou, Luís Antônio Boudens, presidente da Federação Nacional dos Policiais Pederais (FENAPEF). 

Ele acredita que enquanto a discussão é nacional, o problema é local. “As leis criminais hoje são federais, mas o problema da segurança pública é municipal. É preciso de leis e estruturas mais efetivas. As Guardas Municipais têm um papel muito importante. O guarda está mais próximo da população. Ele tem a convivência diária com a violência. É preciso valorizar e eles são a mellhor resposta na questão da segurança pública”, pontuou Boudens. Em outros países a proximidade é tanta que os comandantes são escolhidos diretamente pelos conselhos municipais. 

Boudens destaca que nos últimos três anos a segurança pública está no topo do ranking das prioridades elencadas pelo povo para que os poderes públicos resolvam e no último ano passou a ser a principal demanda populacional. “Este é o momento de discutir, de integrar a guarda com as outras polícias e forças militares”, disse. Em números ele ainda registrou que são 61 mil homicídios por ano no Brasil e apenas 8% são solucionados. “Espero que Campo Grande e as cidades do Mato Grosso do Sul possam dar uma resposta melhor e servir de exemplo para outros municípios brasileiros. A guarda civil é peça fundamental junto com as Câmaras Municipais”, avaliou.

Boudens reforçou a situação atual brasileira. “Neste momento que a segurança pública do Brasil passa por um caos, o Estado não está conseguindo dar resposta. O problema já está mapeado. A sociedade já sabe que não tem segurança e a impunidade impera. O que falta agora é que nós, como autoridades com condições de resolver isso, que nós apresentemos à sociedade as soluções”. Ele ainda deixou à disposição os policiais federais e consequentemente a FENAPEF.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *