19/03/2024 - Edição 540

Auau Miau

Você sabia que o seu cachorro te ajuda a viver mais?

Publicado em 06/12/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Quando seu cachorro comer as roupas do varal, destruir suas plantas, mastigar todo o jornal, e você estiver possuído pela raiva, lembre-se: ele pode ser responsável por garantir alguns anos extra de sua vida. É o que afirma um grupo de pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia.

Ainda em 2001, o estudo selecionou 3,4 milhões de pessoas sem histórico de doenças cardiovasculares com idade entre 40 e 80 anos. Foram acompanhados até 2012 e os dados cruzados com o registro de posse de cachorros, obrigatório na Suécia.

De acordo com os pesquisadores, o efeito benéfico para a saúde acontece principalmente entre pessoas que vivem sozinhas, com 33% menos chances de morrer e 11% menos incidência de doenças cardiovasculares.

“Talvez o cachorro se torne um importante membro familiar para quem vive só”, afirma Mwenya Mubanga, um dos autores do estudo ao Medical XPress

De acordo com outro dos autores, Tove Fall, esse tipo de estudo não explica o porquê ou como os cachorros protegem os donos de doenças cardiovasculares. “A gente sabe que donos de cachorros fazem mais atividade física, o que poderia ajudar a explicar”, afirma. “Outras explicações podem incluir um maior bem-estar e contato social de quem tem cachorro, ou até os efeitos do microbioma bacterial do cachorro no dono." Na dúvida, agradeça seu bichinho de estimação.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *