Semana On

Terça-Feira 12.dez.2017

Ano V - Nº 283

AL

Auau Miau

Sorrir para o seu cachorro faz ele se sentir mais atraído por você

De acordo com pesquisadores, isso ocorre por conta do hormônio oxitocina, que é associado ao carinho e à confiança

Postado em 29 de Novembro de 2017   - Redação Semana On

Pesquisadores da Universidade de Helsinque, na Finlândia, descobriram que cachorros se sentem mais atraídos por humanos quando estamos sorrindo. O motivo? Oxitocina.Associado ao carinho e à confiança, o hormônio é provavelmente um fator chave na interação entre cães e pessoas.

Os especialistas mostraram fotos com indivíduos fazendo vários tipos de expressões faciais, e a resposta foi positiva para os sorrisos. "Parece que o hormônio oxitocina influencia o que o cão vê e como ele experimenta o que vê", diz o estudante de doutorado Sanni Somppi em entrevista ao periódico Science Daily.

A influência da substância também tornou os rostos bravos menos assustadores para os animaizinhos, além de ter influenciado o comportamento emocional dos cachorros."Nós estamos entre os primeiros pesquisadores do mundo a utilizar os tamanhos das púpilas na avaliação dos estados emocionais dos cães. Esse método havia sido utilizado apenas em seres humanos e macacos", afirma o professor Outi Vainio, que liderou o grupo de pesquisa.

Sem oxitocina, as pupilas dos cachorros ficaram do maior tamanho possível quando olhavam para rostos irritados, indicando a reação emocional mais poderosa nos cães. Sob a influência do hormônio, no entanto, imagens de rostos sorridentes deixaram os cães ainda mais emocionados.

"São necessários mais estudos para determinar se os resultados que relatamos são típicos apenas de cães domésticos devido à sua afinidade com humanos e suas habilidades comunicativas, ou se existe um fenômeno semelhante em outras espécies de mamíferos", disseram os cientistas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...