29/03/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Cia Dançurbana apresenta espetáculos gratuitos em Campo Grande

Publicado em 15/11/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Para celebrar seus 15 anos, a Cia Dançurbana, leva ao público de Campo Grande a apresentação gratuita de três espetáculos que marcaram a sua trajetória. O trabalho mais recente da companhia, “Poracê – O Outro de Nós”, será apresentado nesta sexta, com sessões às 15h e às 20h. “Plagium?” será apresentado no sábado (18), às 20h. Ambos, no Teatro Prosa – SESC Horto. Já “De Passagem”, será encenado nos dias 24 e 25, com sessões às 18h30 e às 20h, tendo como ponto de partida a Morada dos Baís.

O projeto de apresentação, chamado de “Manutenção Dançurbana”, está sendo promovido por meio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), secretaria estadual de Cultura e Cidadania (SECC) e do governo do estado, com apoio do SESC/MS.

Poracê

“Poracê – O Outro de Nós” é o primeiro espetáculo a ser apresentado nesta temporada. A palavra ‘poracê’, do Nheengatu, significa dança indígena de celebração ou baile, arrasta-pé. O trabalho trata sobre a força do conjunto, uma celebração de estar em comunidade e dos laços com o território. Em cena, experimentando corpos e sons imaginados, os intérpretes propõem formas diversas de ser e estar no mundo. Reflete questões de diversidade, do pertencimento ao lugar, do encontro de fronteiras, da pluralidade de culturas e linguagens que nos atravessam.

Plagium?

“Plagium?” foi criado e estreou em 2009. O espetáculo busca questionar a autoria em dança e quais ferramentas usadas para que uma criação seja considerada autêntica – original ou cópia? Tudo que criamos é original? A partir dessas indagações este trabalho apropria-se de recortes de obras de companhias de dança reconhecidas para criar um espetáculo particular. Neste ano ‘Plagium?’ foi revisitado e ganhou um novo formato.

De Passagem

Em “De Passagem” a apresentação acontece dentro de um ônibus, o corredor, transforma-se no palco e; os assentos, nas poltronas da plateia. As cenas retratam situações diárias dos usuários do transporte coletivo: encontros e desencontros, gentilezas e falta de bom senso, sono, medo, paquera, pressa, encantamento; perseguição. Os movimentos criados partem de movimentos cotidianos retratados nas cenas, utilizando a estrutura do ônibus como suporte. Tudo isso utilizando a cidade como ferramenta de interação: rua, veículo, calçadas, paisagens, muros, pistas de corrida, terminais, entre outros.

Além desta temporada de apresentações, integram o projeto ‘Manutenção Dançurbana’: manutenção e aperfeiçoamento do corpo técnico do grupo; releitura e apresentação de espetáculos do repertório da companhia em escolas públicas (com oficinas de mediação cultural) e teatros e; circulação do espetáculo "Fluzz" pela região centro-oeste.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *