19/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Marquinhos manda suspender plantões de dentistas e de outras áreas da Saúde

Publicado em 03/11/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Se o caos na saúde pública de Campo Grande já estava insuportável, ficou pior desde a última quarta (1), quando, a mando do prefeito Marquinhos Trad (PSD), foram suspensos todos os plantões dos dentistas em várias unidades de saúde.

O “facão”, que antes estava direcionada para os plantões dos médicos, agora vai para cima dos dentistas que atendem nas policlínicas odontológicas Caic, Macaubas, Vila Rica, Dr. Hélio Ikeziri, Dr. Mario Lima, Dr. Chiade e Coordenadoria da Rede de Assistência Odontológica. A Justificativa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) é a dificuldade financeira da Prefeitura de Campo Grande.

Segundo os profissionais da área ouvidos pela reportagem, o prefeito marcou o dia para o início de uma grave crise na saúde de Campo Grande. Na prática, de acordo com os dentistas, a Prefeitura está, praticamente, acabando com o serviço de odontologia na rede pública, prejudicando inúmeros trabalhadores que não têm condições de pagar pelo serviço em uma clínica particular.

Os profissionais até entendem o que já está sendo feito com os médicos e enfermeiros, que estão tendo os plantões reduzidos, mas, no caso dos dentistas, o prefeito está acabando com o atendimento odontológico.

Para os dentistas, isso demonstra a total falta de compreensão do serviço de saúde oferecido pela categoria. “Estão olhando o ganho do profissional sem avaliar a produção. Sem analisar o estudo de impacto à população. Isso é um absurdo”, disse um dos profissionais atingidos.

Segundo os dentistas, o prefeito não tem justificativas adequadas para a decisão. São suspensões inteiras de unidades plantonistas. Uma situação de quebra de atendimento e de assistência de uma maneira nunca antes vista na cidade.

Outras áreas da saúde

A Prefeitura, no entanto, não está determinando a suspensão dos plantões somente dos dentistas, pois, conforme documento encaminhado a este jornalista, a medida atinge ainda plantões de outras áreas da saúde nas seguintes unidades:

CEI, CEAM, CEO Dra. Maria de Lourdes Minei, CEO Dr. Édio de Figueiredo, CEO Dr. Rudá Azambuja Santos, CEO III, Centro de Referência à Saúde do Homem, Coordenadoria da Rede de Saúde Mental, Hospital da Mulher, Gerência de Regulação Ambulatorial, Gerência de Logística e Manutenção, Gerência de Gestão de Compras e Licitação, Divisão de Almoxarifado, Divisão de Assistência Farmacêutica, e Unidade Móvel de Saúde, Serviço de Gestão dos Equipamentos de Saúde, Serviço de Transporte, Serviço Médico e nos UBSs Aero Rancho, Coophavila, Nova Bahia, Nova Lima, São Francisco, Universitário e Parque do Sol.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *