28/03/2024 - Edição 540

Poder

Lula e Bolsonaro iriam ao segundo turno se eleições fossem hoje, aponta Ibope

Publicado em 02/11/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

De acordo com a pesquisa do Ibope divulgada no último dia 29, Lula (PT-SP) e Bolsonaro (PSC-RJ) disputariam a presidência no segundo turno se a eleição presidencial acontecesse hoje. Esta é a primeira pesquisa do instituto para avaliar o cenário das eleições de 2018.

A pesquisa mostra um retrato semelhante ao apresentado pelo levantamento do Datafolha, divulgado no fim do mês passado. Nas pesquisas de ambos os institutos, Lula lidera com larga vantagem em todos os cenários em que seu nome aparece. A tendência é apresentada pelo Datafolha desde junho.

O petista abre vantagem de mais de 20 pontos percentuais de Bolsonaro na pesquisa estimulada (com as opções de nomes para os entrevistados responderem). Enquanto Lula tem 35%, o deputado fluminense aparece com 13%. Marina Silva é a terceira colocada nesse cenário, com 8%.

Nas respostas espontâneas – sem nomes apresentados -, Lula também lidera, com 26% das intenções de voto. Bolsonaro (9%) e Marina (2%) também aparecem em segundo e terceiro, respectivamente, nesse caso. Em uma simulação sem Lula, o deputado e a ex-senadora ficam empatados em primeiro, com 15%. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), cujo nome é citado como um possível “plano B” do PT caso Lula não possa concorrer, aparece com apenas 1% das intenções dos entrevistados.

Tucanos e Huck

Os tucanos Geraldo Alckmin e João Doria, governador de São Paulo e prefeito da capital paulista, respectivamente, aparecem com 5% e 4% no cenário estimulado com Lula. O  prefeito paulistano ainda ficaria atrás do apresentador Luciano Huck, que tem os mesmos 5% de Alckmin.

Alckmin ficaria empatado em quarto lugar com Huck, cujo nome tem sido aventado como um possível “outsider” na disputa do ano que vem. O apresentador, em um cenário sem o ex-presidente Lula aparece com 8% das intenções de voto, em segundo lugar, uma vez que Bolsonaro e Marina empatam em primeiro nesse caso. O nome de Huck também aparece na frente de Ciro Gomes, o terceiro colocado nessa simulação, com 7%.

Alckmin tem seu melhor índice na pesquisa sem Lula, com os mesmos 7% de Ciro Gomes. Já Doria, afilhado político de Alckmin que tem ameaçado se candidatar à Presidência contra seu padrinho e mantido uma agenda de pré-candidato, com viagens pelo país e para o exterior, não passa dos 5% em nenhum cenário.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *