19/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Marquinhos vai cobrar taxa do Netflix e do Spotify

Publicado em 29/09/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A partir de janeiro, a Prefeitura de Campo Grande vai cobrar o ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) da Netflix, e outras empresas que prestam serviços semelhantes, como as donas da Amazon e da Spotify. A informação é do secretário de Estado de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto.

Durante prestação de contas trimestral da administração do município na Câmara Municipal, o secretário explicou que a cobrança será mais uma fonte de arrecadação para o município e que é obrigatória, prevista na lei complementar federal nº 157, 29 de dezembro de 2016.

Ainda conforme o secretário, pela legislação, todos os serviços de streaming, uma tecnologia que envia informações multimídia (vídeos e músicas) por meio da internet, devem ser taxados. “Como existe essa lei federal, a prefeitura tem que cumprir”, ressalta.

A lei prevê a alíquota mínima de 2% sobre os serviços prestados, no caso da Netflix, por exemplo, percentual incidente sobre o valor da mensalidade, portanto. A prefeitura estuda cobrar 5%.

O imposto é recolhido pelas empresas, que tendo as despesas aumentadas, podem repassar os custos ao consumidor.

Pedrossian lembrou ainda que a mudança na legislação atende a um pleito feito pela Frente Nacional de Prefeitos.

A Prefeitura de São Paulo anunciou no dia 20 de setembro que vai cobrar o ISS das empresas que prestam serviços de streaming.

Um projeto de lei da Prefeitura de Campo Grande que prevê a cobrança já foi enviado para a Câmara Municipal.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *