19/04/2024 - Edição 540

Viver Bem

Mitos sobre o açúcar desbancados pela ciência

Publicado em 26/09/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Muitas pessoas colocam o açúcar como o grande vilão das dietas e de algumas doenças desenvolvidas ao longo da vida. Entretanto, nem tudo é conta desse ingrediente tão amado pelas crianças (e adultos). O Business Insider fez uma listinha com ajuda de especialistas para desvendar alguns mitos comuns sobre o alimento. Confira:

Alguns tipos de açúcar são melhores que outros

Segundo a cardiologista Jennifer Haythe, todas as variações resultam, na realidade, na mesma coisa: "Açúcar mascavo, açúcar branco, mel… todos eles são divididos na mesma coisa: glicose. Todas as formas de açúcar são carboidratos que podem ser usados ​​como glicose".

Açúcar deixa crianças hiperativas

Para a médica, esse é um dos mitos mais engraçados que envolvem o alimento. Uma série de estudos já demonstrou que o açúcar não tem relação nenhuma com a hiperatividade e, nos anos 1990, o especialista Dr. Mark Wolraich publicou um artigo que acabou com todas as dúvidas.

Açúcar vicia tanto quanto drogas

Por mais que existam estudos que mostrem que esse ingrediente pode ser tão viciante quanto cocaína, já que estimula uma parte do cérebro ligada a recompensas, uma porção de outros desmentem o fato. Por isso, Jennifer Haythe diz que "não há provas de que o açúcar possa atuar como uma droga de 'entrada'. Você não consegue ficar chapado com o açúcar, e não há provas conclusivas de que ele é viciante".

Comer muito açúcar causa diabetes

"Comer açúcar não causa diabetes, esse é um problema complicado envolvendo o pâncreas e o metabolismo", afirmou a Dra. Haythe. "Quando você tem diabetes, você não produz insulina suficiente. A insulina ajuda a absorver a glicose na corrente sanguínea e no fígado como energia utilizável."

Pessoas que estão acima do peso ou obesas, essas sim têm mais chances de desenvolver a doença, já que a gordura pode levar a uma resistência à insulina.

Adoçantes são mais saudáveis que o açúcar

Embora os adoçantes artificiais como Stevia, Truvia e aspartame (encontrados em refrigerantes diet) tenham menos calorias do que seus correspondentes açucarados, uma pesquisa mostra que quem bebe refrigerante dietético têm duas vezes mais chances de ser obeso.

Além disso, outro estudo descobriu que a que a sacarina — um adoçante artificial — é mais viciante do que a cocaína, e um terceiro descobriu que quem tem costume de beber refrigerantes dietéticos são 67% mais propensos a desenvolver diabetes do que os que bebem refrigerantes não dietéticos.

Açúcar causa buracos nos dentes

"O açúcar não é a causa da cárie dentária, o ácido é", afirma Mark Burhenne, da comunidade online Ask a Dentist. "Os alimentos que mais causam cavidades são bolachas e pães, não doces. Quando você come algo com açúcar, as bactérias que residem naturalmente na sua boca também consomem esse açúcar. O produto de resíduos de bactérias é ácido, então, após terem uma refeição, eles excretam ácido, que descalcifica ou desmineraliza o esmalte dental tirando sua estrutura, o que cria cárie".

Você deve eliminar todo o açúcar da sua dieta

Primeiro de tudo, isso é quase impossível, já que frutas, batatas e outras comidas saudáveis contem açúcar. Depois, a glicose é essencial para o funcionamento do corpo, mas, claro, há limites. "Todos nós precisamos de açúcar, essa é a base do que comanda nossos corpos. É necessário para sobreviver", afirma Jennifer Haythe.

Açúcar é a base de todos os seus problemas de saúde

É claro que esse alimento interfere no desenvolvimento de problemas do coração e na obesidade, mas a culpa raramente é apenas dele. "Os alimentos açucarados têm muitas calorias, e geralmente são muito processados", diz Haythe: "É simples — se você ingerir muitas calorias, você ganhará peso e ficará pouco saudável."


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *