28/03/2024 - Edição 540

Legislativo

Pedido de socorro em rede social salva Córrego Lagoa da degradação

Publicado em 22/09/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Poucos dias depois do pedido de socorro em prol do Córrego Lagoa, publicado nas redes sociais por um empresário de Campo Grande, uma ação ambiental realizou, na sexta-feira (22), o plantio de 50 mudas de árvores nativas em uma área verde tomada pelo lixo e degradada por queimadas.

Depois da publicação no Facebook do empresário Vamadewa Shivam, a situação do córrego tornou-se objeto de indicação do vereador William Maksoud (PMN), que pediu providências à Prefeitura, com especificações à Sisep (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) e Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), referentes à limpeza, manutenção, preservação e conscientização sobre as áreas de fundo de vale da Capital.

As secretarias prontamente designaram equipes para iniciar os trabalhos no leito e margens do córrego. Pelo menos 30 funcionários da Sisep iniciaram a remoção de detritos ao longo do córrego, que já formam uma grande montanha de galhos secos e lixo ao longo da Avenida Nasri Siufi.

Em ato simbólico, um dia após a celebração do Dia da Árvore e no dia que marca o início da Primavera, 50 Paineiras foram plantadas próximas a margem mais degradada, no cruzamento com a Rua Tenente Antônio João Ribeiro.

De acordo com o vereador William Maksoud, a ação ambiental foi apenas um primeiro gesto no que se refere à proteção e conscientização ambiental na Capital. "Foi um ato simbólico, mas que não deixa de ter um resultado. Só de ter nosso pedido atendido tão rapidamente, e ver o córrego e margens sendo limpos, é um grande ganho. Contudo, não podemos parar aí. Já estamos elaborando uma legislação específica que possibilite atividades culturais, de esporte e lazer nessas áreas e as transforme em um espaço protegido pela própria comunidade", comentou o parlamentar.

Segundo o titular da Sisep, Rudi Fiorese, as equipes da secretaria irão realizar a limpeza e remoção de detritos do leito e das margens, bem como a poda de árvores e manutenção completa do local. "O mais importante é que as pessoas preservem e contribuam com esse trabalho com conscientização", declarou.

A bióloga Taciana Orikassa, que acompanhou a ação explica que para a recuperação da mata ciliar foram escolhidas mudas maiores, com cerca de um metro e meio de comprimento, para resistirem às ações do tempo, humanas e a deficiência de nutrientes do solo, prejudicado pelas recorrentes queimadas no local.

Além do vereador William Maksoud , a vereadora Enfermeira Cida também participou da ação, que contou com a presença de representantes da Sisep e da Semadur e apoio da Águas Guariroba.

Parque Linear

Inaugurado em 2011, o Parque Linear do Córrego Lagoa contemplou uma avenida de 8,2 quilômetros, fruto da parceria entre o Governo do Estado e da administração municipal.

Foram utilizados R$ 2,1 milhões de recursos do município e do Estado para desapropriação de áreas para realização das obras do PAC Lagoa (Programa de Aceleração do Crescimento).

A urbanização do córrego Lagoa foi orçada em R$ 35 milhões e atendeu a 200 mil. O projeto contemplou implantação de pontes, rede de drenagem do fundo de vale e urbanização de acessos.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *