19/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Lagoa Itatiaia Viva pode ser ferramenta de conservação na Capital

Publicado em 25/08/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Lagoa Itatiaia é declarada área de Interesse Ambiental, desde 22 de novembro de 1995, com a Lei Complementar nº 05, que instituiu o Plano Diretor de Campo Grande. Embora tenha este amparo, o local sofre com degradação ambiental e necessita de um olhar especial do poder público para manter a comunidade usufruindo da área de forma racional e implantação de algumas normas de uso.

Começou a tramitar na Câmara Municipal de Campo Grande um projeto de lei que, se aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito, pode auxiliar muito a administração municipal a fazer manejos necessários na Lagoa Itatiaia. O vereador Eduardo Romero (Rede) é o autor da proposta que institui o Programa Lagoa Itatiaia Viva.

Eduardo Romero explica que o projeto tem por objetivo a conservação da Lagoa Itatiaia e de seu entorno, visto que, os moradores da região têm reclamado da diminuição da qualidade do ambiente. A realização de pesca desregrada no local, aliada ao descarte irregular de resíduos no entorno da lagoa e à falta de informação sobre as consequências desses atos, ocasionou uma visível degradação ambiental no local.

“A Lagoa abriga uma biodiversidade de fauna raramente observada em áreas urbanas, sendo habitat de peixes, garças e diversas outras espécies de pássaros. Por essas peculiaridades esse ecossistema foi declarado Área Especial de Interesse Ambiental, mas está carente de atenção pública há um bom tempo sob o risco de ir sumido aos poucos até a possibilidade de acabar”, justifica Romero.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *