28/03/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Mais de 65 entidades vão participar do Desfile Cívico dia 26 de agosto

Publicado em 24/08/2017 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O tradicional Desfile Cívico para homenagear o aniversário de Campo Grande contará com a participação de 69 entidades, neste sábado, dia 26 de agosto quando a Capital completará 118 anos.

Antes da realização do desfile, às 5h30, haverá a Alvorada Festiva na Esplanada Ferroviária. Já às 6 horas na Rua 14 de julho com Avenida Afonso Pena será realizada a Corrida do Facho 2017.

A partir das 8h, a Rua 14 de Julho será a passarela de associação de moradores, clubes, federações, escolas, bandas municipais e também de cidades do interior de Mato Grosso do Sul que decidiram parabenizar a Capital morena.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) estima que, ao todo, aproximadamente 12 mil pessoas participem do desfile. No dia do evento a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) interditará a Rua 14 de julho da Avenida Mato Grosso até a Rua 7 de setembro. Trecho da Avenida Calógeras até a Rua 13 de maio, que atravessa a Rua 14 também estarão fechados.

Corrida do Facho

A tradicional Corrida do Facho será o segundo evento do dia 26 de agosto na programação de comemoração do aniversário de Campo Grande. Neste ano, a competição terá 8 equipes, somando 96 atletas.  A Corrida, realizada há mais de 40 anos, acontecerá na manhã de sábado, depois da alvorada festiva e terá início às 7 horas. A Corrida do Facho é promovida pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp) e faz homenagem ao professor Acir Esnarriaga de Albuquerque, que leva o nome do troféu transitório.

Com largada e chegada na rua 14 de julho, esquina com a avenida Afonso Pena, os participantes têm que percorrer mil metros, perfazendo um total de 10 mil metros de percurso.  As equipes são compostas por 10 atletas titulares e dois reservas. O percurso acontece no quadrilátero: Rua 14 de julho até Rua Dom Aquino, seguindo da Rua Dom Aquino até a Rua 13 de maio, indo até a Rua 15 de novembro e retornando à Rua 14 de julho.

“A corrida do Facho, que até a década de 1960 participavam, exclusivamente, unidades militares, ganhou a partir de 1970 convidados civis que hoje se misturam, promovendo não apenas uma competição, mas um momento de integração e entretenimento para quem participa e para aquele que assiste”, conforme comentou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes, Rodrigo Terra.

O troféu transitório leva o nome do professor ao professor Acir Esnarriaga de Albuquerque. Acir  iniciou sua carreira em Campo Grande como professor de educação física em 1979, participando anos depois da Secretaria Municipal de Educação, onde foi chefe de Divisão de Esporte Escolar, e atuando em 2005 como técnico em desporto na Funesp na Divisão de Esporte e Lazer.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *